Notícias

Encontro no Ceará discute a flexibilização ambiental e o seu impacto nos territórios pesqueiros

31-07-2018
Fonte: 

Regional CPP Ceará

A quem interessa a flexibilização ambiental e a implementação de grandes projetos econômicos nos territórios tradicionais pesqueiros? Para discutir esse tema, agentes do ConselhoEncontro debate Mangue no Ceará| Foto: Francisco Nonato Pastoral dos Pescadores do Ceará, em conjunto com membros do Instituto Terramar, Movimento dos Pescadores e Pescadoras artesanais (MPP) e Articulação Nacional das Pescadoras (ANP), estiveram reunidos no dia 26 de julho, “Dia Internacional de Defesa dos Manguezais”, em Fortaleza. 

O diálogo entre as organizações é parte do acúmulo das experiências e vivências de vários eventos realizados conjuntamente, como as oficinas realizadas nos territórios impactados pela carcinicultura e o Seminário Estadual “Diálogo Pastoral com Comunidades Pesqueiras Impactadas por Projetos de Carcinicultura - Pescadores e Pescadoras Artesanais Unidos pela Defesa dos Biomas e a Serviço da vida”, realizado entre os dias 26 e 27 de junho deste ano.

“A parceria entre o Conselho Pastoral dos Pescadores (CPP), Instituto Terramar, Movimento dos Pescadores e Pescadoras Artesanais (MPP) e Articulação Nacional das Pescadoras (ANP), segue permeado de partilhas e construção de agendas comuns em defesa dos territórios tradicionais”, afirma a agente de pastoral, Sarah Nobre. 

O encontro já apresenta como resultado a construção de uma Audiência Pública Estadual, com o objetivo de denunciar as diversas violações de direitos humanos e socioambientais na zona costeira do Ceará. “Entendemos que há uma urgência de processos permanentes de incidência junto às instituições do sistema de justiça e à ampliação desse debate para a sociedade civil em geral”, afirma Sarah.

Linha de ação: 

Conteúdo relacionado