Notas, cartas e manifestos

NOTA DE PESAR - ANTONIO CANUTO, PRESENTE ENTRE NÓS!

Tipo de publicação: 

 

 

É com profundo sentimento que o Conselho Pastoral dos Pescadores e Pescadoras (CPP) recebe a notícia do encantamento do amigo e companheiro Antônio Canuto. Sua vida foi de profunda dedicação às lutas e sonhos dos camponeses e camponesas em suas justas lutas pela libertação da terra das amarras do latifúndio. Canuto foi um dos membros fundadores da Comissão Pastoral da Terra (CPT), onde dedicou sua vida nas diversas instâncias da pastoral e no serviço direto ao povo do campo e da luta em defesa da reforma agrária.

Carregamos em nossa memória coletiva e pastoral seu exemplo de defesa intransigente da causa dos povos do campo, das águas e das florestas. Homem de escuta atenta e olhar carinhoso com as juventudes que se aproximavam do serviço pastoral. Presença marcante nas análises e na construção do Caderno de Conflitos da CPT, além de diversos espaços de formação e celebração da resistência e da vida. Sua memória é seu fazer pastoral, é patrimônio coletivo dos e das que são militantes do Reino e que têm suas vidas dedicadas à missão e à vida pastoral.

Canuto se encanta na terra e nas águas para germinar mística e esperançar em nossos corpos-territórios para profetizar o Bem Viver e construir novas relações. Seguimos sua caminhada em luta contra os males do capital que afeta nossos territórios de vida e trabalho. Que os santos e santas de Deus e do Povo recebam Canuto com alegria, nosso companheiro de comunhão.

Nosso abraço afetuoso e solidário aos familiares, aos companheiros da CPT e da luta por reforma agrária!