Opinião

Residentes em Saúde da Fiocruz/Brasília colaboram com exames e formação em saúde popular nas comunidades pesqueiras do Ceará e Piauí

Autor: 
Luciano Galeno - agente do CPP/PI

O Conselho Pastoral dos Pescadores Regional CE/PI, Articulação Nacional das Pescadoras – ANP Ceará e Piauí, Movimento dos Pescadores e Pescadoras Artesanais - MPP Ceará e Piauí, Colônia Pescadores Z-7 de Ilha Grande – PI, Caritas Diocesana de Crateús -CE e demais grupos locais do CE/PI, acolheram as quatro residentes atuantes do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família com ênfase na população do Campo da Fiocruz/Brasília, durante todo o mês de outubro de 2022 no Ceará e Piauí. No Ceará as atividades aconteceram na primeira semana de outubro até dia 16/11, com ações no litoral e Sertões. Na região do Delta Parnaíba, a presença das residentes aconteceu dos dias 18/10 a 02/11 de 2022.

Com a chegada no Ceará, as residentes foram para as comunidades Quilombo do Cumbe e Canavieira, no município de Aracati; Jardim, no município de Fortim. Na semana seguinte se deslocaram para as comunidades da região dos Sertões de Crateús e Inhamuns: Tamboril, Açude Flor do Campo, Novo Oriente, Parambu. Nestes dias houveram trocas de experiências e diálogos, tendo como debate central, a atenção e cuidado com a saúde das pescadoras e pescadores artesanais. As águas e manguezais do rio Jaguaribe embalaram a acolhida da equipe, que vivenciou a mariscagem e preparação dos alimentos ali pescados. Na medida que partilhavam a experiência, as pescadoras e pescadores também puderam contextualizar as dificuldades e situações que são geradoras de adoecimentos aos territórios e corpos dos homens e mulheres guardiões da diversidade presente naquele lugar.

A ideia foi estabelecer um contato e troca de experiências sobre o câncer de mama e útero, vacinação, amamentação, gravidez, direitos das mulheres e populações das águas, alimentação, doenças crônicas, ansiedade e demais temas, onde foram discutidos quais caminhos podem ser trilhados de maneira coletiva, bem como realizações de oficinas de confecções de absorventes ecológicos, oficinas de ergonomia, cuidados de aferição da pressão arterial, auriculoterapia, testes de glicemia, terapias alternativas.

No Piauí foi uma experiência única de acolhimento, atendimentos, visitas, articulações junto às comunidades pesqueiras, como: Marisqueiras de Ilha Grande, Centro, Labino, Pedra do Sal (PI). Além disso, teve roda de conversa entre equipes do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família na Atenção Básica/Universidade Federal do Delta do Parnaíba - UFDPar) e Fiocruz. Os dias também foram de diálogos com a Rede de Saúde e de Assistência Social do município de Ilha Grande, objetivando construir estratégias de continuidade em melhorias para com a população do munícipio, em especial as populações do campo e das águas.

A equipe de residentes era composta por profissionais de Enfermagem, Serviço Social e Fisioterapia. Foram realizadas rodas de conversas com as mulheres pescadoras sobre o cuidado com o corpo feminino, realizações de exames preventivos, testes de glicemia e aferição de pressão arterial, terapias alternativas de cuidado com a saúde, vivências nas comunidades e acompanhamento das atividades pesqueiras, bem como, oficinas de confecção de absorventes ecológicos com as mulheres e profissionais de saúde, visitas nas Unidades Básicas de Saúde, reuniões com os servidores da Secretaria de Saúde e Assistência Social de Ilha Grande. Teve também participação nas ações do Outubro Rosa como palestras e orientações. Todas essas ações mostram o quanto foi importante e necessário a atuação dessas profissionais junto as pescadoras nas comunidades e rede de saúde na região do Delta do Parnaíba, pois foi uma troca de saberes, fazeres e cuidados que trouxe muita potência para os territórios.

 

Contexto

O processo de parceria com o Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família com ênfase na população do Campo da Fiocruz/Brasília nasceu da colaboração das residentes na tenda da saúde no Grito da Pesca Artesanal em 2021, em Brasília. Evento realizado pelo Movimento dos Pescadores e Pescadoras Artesanais com a colaboração do Conselho Pastoral dos Pescadores-CPP Nacional. A partir de então, o conjunto do CPP manifestou vontade de acolher os estagiários nos territórios acompanhados.

Assim, o Conselho Pastoral dos Pescadores Regional CE/PI recebeu durante todo o mês de outubro essas profissionais para essa experiencia de estágio considerada estratégica para o fortalecimento das relações entre o conjunto do CPP, MPP e FIOCRUZ BRASÍLIA. Esse momento possibilitou experienciar o cuidado com pescadoras/es pela equipe de saúde, alinhando a práxis profissional com a luta e resistência dos povos que tem sua ancestralidade e identidade negligenciada pelos grupos hegemônicos.

As vivências propiciadas pelo espaço fortaleceram discussões de educação permanente em saúde e a reavaliação das condutas profissionais referentes às realidades da população da pesca nos territórios do campo e águas. Pensar acesso e permanência nas políticas sociais e públicas é um desafio passível de construção para as comunidades pesqueiras, que vão na direção oposta do que foi preestabelecido pelos ciclos históricos de exploração e controle das subjetividades e coletividades dos povos. A realização do estágio é estratégico para a reafirmação de um Sistema Único de Saúde que alcance às populações em suas realidades e essencialmente trabalhe atenção, prevenção, educação em saúde em conjunto com as comunidades tradicionais, além disso, consolida por meio da vivência, a Política Nacional de Saúde Integral às Populações do Campo, Floresta e Águas.

Assim, o CPP Regional CE/PI esteve acolhendo e sendo acolhido por essas profissionais durante o mês de outubro de 2022, primeiro passando pelas regiões do Litoral e Sertão de Crateús e Inhamuns no Ceará e no segundo momento, na região do Delta do Parnaíba no Piauí. Além do CPP Regional CE/PI, essa experiência no Ceará contou com a parceria do Conselho Pastoral dos Pescadores – CPP NACIONAL, Associação Quilombola do Cumbe – Aracati, Associação dos Moradores do Sítio Jardim – AMSJ - Fortim, Caritas Diocesana de Crateús – CDC, Colônia de Pescadores e Pescadoras Artesanais Z – 58 de Novo Oriente, Associação de Pescadores Artesanais do Município de Parambu, Associação das Pescadoras e Pescadores Artesanais de Tamboril; Colônia de Pescadores Z-43 - Tauá, Associação das Pescadoras e Pescadores do Açude Realejo - Crateús. Foram atendidos/as cerca de 200 pessoas entre pescadores/as, educadores/as sociais e profissionais de saúde nessa experiencia no Ceará.

No Piauí contou com participação e parceria da Associação das Marisqueiras de Ilha Grande, Associação de Moradores das Comunidades do Labino, Melancias e Bom Jesus, Mulheres da Comunidade da Pedra do Sal, Colônia de Pescadores -Z7, Movimento dos Pescadores e Pescadoras Artesanais – MPP PI, Articulação Nacional das Pescadoras – ANP PI, Secretaria de Saúde de Ilha Grande, Universidade Federal do Delta do Parnaíba - UFDPar. Foram atendidas (os) cerca de 150 pessoas entre pescadoras(es), educadores (as) sociais, profissionais de saúde, Assistência Social, estudantes e residentes em saúde no Piauí.