Opinião

MPF visita comunidades de MG para saber dos impactos da UHE Formoso

Autor: 
Laís Cristina A. Rodrigues Assis - Oceanógrafa e agente CPP

No dia 16 de março de 2023, a Comunidade Tradicional Pesqueira e Vazanteira de Canabrava, localizada em Buritizeiro (MG), recebeu a visita do Procurador Federal Dr. Edmundo Antônio Dias Netto Júnior, acompanhado da antropóloga do Ministério Púbico Federal, Beatriz Accioly Vaz.

Na oportunidade, a comunidade em parceria com Coletivo Velho Chico Vive, Conselho Pastoral dos Pescadores e Sindicato dos trabalhadores Rurais de Buritizeiro discutiu algumas pautas sobre a demanda territorial de Canabrava,  e, principalmente, foram debatidos os impactos e ameaças do empreendimento UHE Formoso.

O empreendimento, devido à amplitude, pode gerar inúmeros impactos em toda a bacia hidrográfica do rio São Francisco. Apesar disso, em seu escopo, as áreas à jusante da barragem não estão sendo tratadas como impactadas pelo projeto.

Desde o conhecimento do projeto, povos tradicionais, entidades, artistas, instituições de ensino e pesquisa e grupos da sociedade civil, ribeirinhos, ao longo do Velho Chico, movimentam-se para barrar o licenciamento da barragem UHE Formoso em razão dos vícios verificados no projeto.

Além do deslocamento dos pescadores tradicionais e vazanteiros, o alagamento de áreas para a criação do reservatório também mata plantas, peixes e provoca a morte de animais por afogamento ou os força a procurarem novas áreas para seguirem suas vidas. Os reservatórios também fragmentam habitats valiosos e cortam corredores migratórios. Podem provocar ainda a mudança do curso do Rio São Francisco e poluição sem precedentes. 

Por fim, a recente medida que foi adiada, de proibição da pesca do surubim pode criminalizar pescadores ao passo que não criminaliza o projeto de instalação da barragem; a construção das barragens é científicamente o principal responsável pela diminuição de Surubim no Velho Chico.

São Francisco Vivo!

Terra Água rio e Povo!

Território Pesqueiro Livre Já!