Notícias

Pescadores do MPP se reúnem, em Brasília, com Ministro da Pesca e Aquicultura

03-02-2023
Fonte: 

Assessoria de Comunicação do CPP | Fotos: Adriana Lima

Representantes do Movimento dos Pescadores e Pescadoras artesanais (MPP) de 13 estados estiveram reunidos no dia de ontem (02/02) com o Ministro da Pesca e Aquicultura (MPA), André de Paula, na sede do MPA, em Brasília (DF). O encontro serviu para os pescadores e pescadoras apresentarem para o ministro, o MPP, seu histórico e principais pautas, além de darem boas vindas nesse início de mandato. Participaram da reunião também representantes do Conselho Pastoral dos Pescadores e secretários do ministério.

“A luta dos pescadores e do movimento vem de muito tempo. É um processo que se dá pela garantia dos direitos, a partir de antes da constituinte e após a constituinte. Então é todo um processo de muita luta que nos antecederam, sempre nessa busca por direitos para fazer com que homens e mulheres da pesca sejam reconhecidos, e não apenas os saberes da técnica, mas também que se reconheçam os saberes da prática. Quando se cria a sigla do movimento, a primeira bandeira de luta que se dá é a questão do território, a defesa dos territórios tradicionais pesqueiros. Porque compreendemos que sem território não existirá pescadores e pescadoras tradicionais, então garantir o território é garantir todo esse conjunto de direitos que não é apenas o acesso à moradia, ou a coletar o peixe e o marisco, mas garantir de fato soberania alimentar e as tradições”, explicou a pescadora e membro da coordenação nacional do MPP, Josana Pinto.

Os pescadores entregaram ao ministro a Plataforma Política do Campo Popular da Pesca Artesanal para as Eleições 2022, documento que foi construído em conjunto pelo MPP e outras organizações do campo da pesca artesanal, em junho de 2022. Prometeram ainda levar um novo documento mais detalhado com as demandas específicas do MPP.

Josana também ressaltou a importância de evitar a repetição de erros de administrações passadas. “O foco é não permitir o erro do passado, mas avançar daqui para frente. Queremos que essa composição ministerial tenha o foco para a realidade dos territórios tradicionais pesqueiros do Brasil e para a realidade do diferencial geográfico de cada região. Não se pode dizer que a mesma coisa que é para o estado do Amazonas, é para o estado do Ceará, ou para o estado do Rio Grande do Sul, ou para o estado do Pará. Cada região tem o seu diferencial e precisa ser compreendida a partir do orçamento das políticas públicas que forem direcionadas para cada região”, lembrou a pescadora.

O ministro agradeceu as boas vindas e a entrega do documento e falou que o Ministério está aberto aos pescadores e pescadoras artesanais. “Quero reafirmar que essa casa é de vocês. Em política a gente aprende toda hora e todo dia. E a gente não aprende em faculdade, a gente aprende é com o povo e a gente governa para o povo. Esse governo tem a cara do Brasil. Nós não temos o direito de errar porque a esperança do povo é muito grande. Precisamos fazer diferente. O principal é fazer o governo servir ao povo. Fazer com que o governo funcione para dar resultado ao povo. Tenho muita alegria de receber vocês aqui. Ao final quero ser reconhecido como alguém que conseguiu avançar a pesca artesanal. Se não fosse assim, não teria aceitado o convite do presidente”, finalizou André de Paula. O ministro prometeu ainda viajar pelo Brasil para conhecer a realidade das comunidades pesqueiras nos estados.