Notícias

Pescadores artesanais averiguam condições de nova pesquisa sísmica em Pernambuco

Prospecção de petróleo tem impactos negativos na pesca e no ambiente marinho

 

09-04-2018
Fonte: 

CPP Regional Nordeste

Lideranças e membros do Movimento dos Pescadores e Pescadoras Artesanais de Pernambuco (MPP-PE) e da Articulação das Colônias e Associações de Pescadores do Litoral Sul sePescadores averiguam condições de pesquisa sísmica reúnem na próxima terça-feira (10) com representantes da Ecology Brasil e da Spectrum, na Colônia dos Pescadores Z-08, em Gaibu a partir das 9h. As comunidades pesqueiras do litoral sul pernambucano querem apurar as condições em que será realizada a próxima Pesquisa Sísmica Marítima, para prospecção de petróleo, nas bacias de Pernambuco e da Paraíba, prevista para nos mêses de Abril/Maio de 2018.

Por conta dos problemas enfrentados pela categoria, na última pesquisa sísmica realizada em 2010, a reunião é essencial para que as empresas envolvidas possam apresentar detalhes de como será realizada a operação, bem como as respectivas autorizações e licenças ambientais. “Na época, tivemos muitos problemas com os nossos barcos, perdemos nossa produção, nossas redes, covos e gelo. E não fomos indenizados seu Jorge pescador da Ilha do Maruim/Olinda. São questões que precisamos discutir antecipadamente para que a atividade pesqueira não seja prejudicada novamente”, comenta  Severino Santos do CPP Nordeste 02.

Outra preocupação dos pescadores é em relação aos impactos negativos que a prospecção de petróleo tem no ambiente marinho. “Além de sermos impedidos de pescar, nos locais onde os navios contratados pela Spectrum realizam a pesquisa, esse tipo de atividade interfere na reprodução de peixes, considerando que nesse período poderá esta ocorrendo a correção dos peixes sirigados e agregação de caranhas entre outras espécies, principalmente pela emissão de ondas sonoras e jatos de água”, explica .

Serviço:

Reunião Pescadores e Ecology Brasil e Spectrum

Quando: 10 de abril de 2018.

Hora: 9h

Onde: Colônia dos Pescadores Z – 08

Endereço: Av. Beira Mar, 58, Praia de Gaibu, Cabo de Santo Agostinho/PE.

Linha de ação: 
Conflito: 

Conteúdo relacionado