Notícias

MEMÓRIA: auditório do Recanto dos Pescadores do CPP, em Olinda, recebe o nome de Irmã Neusa Francisca

Na celebração da esperança, presidida por Dom José Altevir e com a participação de agentes pastorais reunidos em formação nacional, homenagem foi formalizada

 

12-09-2023
Fonte: 

Texto e fotos: Henrique Cavalheiro / Assessoria de Comunicação CPP

O Conselho Pastoral dos Pescadores - CPP realizou, na segunda-feira (11/9), uma inspiradora celebração da esperança no auditório localizado na Casa de Formação do CPP, Recanto dos Pescadores, em Olinda-PE. Nessa ocasião, foi atribuído o nome da saudosa Irmã Neusa Francisca do Nascimento ao auditório, em memória da sua dedicada atuação como agente de pastoral na região de Minas Gerais. Irmã Neusa encerrou a sua jornada terrena em 25 de agosto de 2023.

As Irmãs da Divina Providência, da congregação à qual Irmã Neusa pertencia, estiveram presentes nesse tocante momento e, emocionadas, compartilharam suas reflexões sobre o inspirador legado deixado pela religiosa, expressando profunda gratidão pela merecida homenagem.

Dom José Altevir, presidente do CPP, durante a celebração dedicou o espaço destinado à capacitação dos agentes de pastoral que, assim como a irmã Neusa, dedicam-se incansavelmente à defesa da vida, dos territórios e dos meios de subsistência dos pescadores e pescadoras artesanais em todo o Brasil.

“Queremos dedicar a Ti nosso Deus este auditório, espaço de formação, homenagear a Irmã Neusa Francisca do Nascimento, que ao entrar neste recinto possamos ter consciência da continuidade da luta de uma pessoa que nunca desistiu, nunca perdeu a esperança, nem a fé. Que todos que passarem por este auditório possam encontrar em Tuas mãos ó Deus e no exemplo de Irmã Neusa forças para continuar nossa caminhada”, declarou Dom Altevir.

Que sejamos nós a continuidade dessa história

As irmãs da Divina Providência participaram da celebração de forma remota, compartilhando com os presentes suas memórias e reflexões sobre a vida e o testemunho de irmã Neusa.

“A gente teve a oportunidade de experimentar o quanto a Ir. Neusa era querida e amada por aquilo que fazia em suas lutas. A Irmã foi um testemunho vivo dessa presença de Deus entre nós. Uma pessoa sempre voltada na busca do cultivo da sua fé por meio da vivência da Palavra de Deus. O que me marcou na vida de Ir. Neusa foi a sua busca constante por conhecimento para defender a vida para criar este mundo melhor que ela sonhou”, disse Ir. Sandra Judite Roaris - Coordenadora Provincial das Irmãs da Divina Providência.

"Queremos  fazer  do mundo  um lugar  bom de se viver" - Ir. Neusa

Integrantes do CPP entregaram rosas e orações para Irmã Neusa, em memória das lutas travadas pela religiosa em prol da vida de tantas pessoas que esbarraram em sua missão, especialmente os pescadores e pescadoras artesanais e a luta pela proteção das águas.

“Nosso agradecimento à Irmã Neusa é por meio do nosso serviço pastoral, que é um serviço que nos chama a atenção ao ser missionário. Ir. Neusa era um sinal de alerta em torno dos nossos pecados, ousadias e também de nossos distanciamentos do serviço, do evangelho e da cruz. A Irmã teve uma dedicação profunda”, disse Francisco Nonato, secretário-executivo do CPP.

O CPP segue sua missão com a convicção de que a memória dos irmãos e irmãs que já partiram reacende a chama da esperança e da força em cada um que continua lutando por um mundo melhor, para toda a sociedade, mas especialmente para os pescadores e pescadoras artesanais.

A cordelista Quitéria Gomes, do CPP/Bahia/Sergipe, resumiu o sentimento de todos em linhas carregadas de gratidão e saudade.