Notícias

CPP Nordeste elege novo Secretário Executivo e Conselho Deliberativo

28-04-2015
Fonte: 

Por CPP Nordeste

Nos dias 23, 24 e 25, no Centro de Formação Recanto do Pescador, na praia de Rio Doce em Olinda/PE, foi realizada a Assembleia Geral do Conselho Pastoral dos Pescadores Regional Nordeste II (CPP Nordeste). O momento teve como objetivo avaliar as ações implementadas junto às comunidades de pescadores artesanais acompanhadas no período de maio/2014 a abril/2015 e construir o planejamento das ações para o período de maio/0215 a abril/2016. Na ocasião ainda foram eleitos o novo secretário executivo e o Conselho Deliberativo Regional.

Estiveram presentes na Assembleia os educadores sociais (populares) integrantes da equipe do CPP Nordeste, lideranças de pescadores das comunidades acompanhadas nos estados de: Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte, além de convidados e parceiros (SPS da CNBB NE II, Setor Social da Arquidiocese de Natal, Fundaj e UFRPE) que colaboraram com o desenvolvimento das ações do CPP.

Durante os 03 dias foram observados os impactos, resultados e efeitos, bem como levantadas as dificuldades e as perspectivas para o trabalho nos próximos 12 meses. Tendo como orientação as perspectivas vinda dos grupos, as linhas de atuação do CPP (Meio Ambiente e Território, Direito e Organização, Geração de Renda), e os objetivos do triênio.

A Assembleia Também teve o caráter eletivo, para renovação do Secretário Executivo Regional e composição do Conselho Deliberativo. Após um amplo processo de discussão e reflexão, foi aberto o processo eletivo para eleger o novo secretário executivo e também, recomposição do conselho diretivo do CPP Nordeste. Tendo como novo Secretário Executivo para o Triênio maio/2015 a abril/2018 o até então agente de pastoral,  Rubem da Silva Tavares. O Conselho Deliberativo ficou com a seguinte composição: representado o setor de estudos e pesquisa, a professora Maria de Fátima Massena e o pesquisador e economista, Tarcisio Quinamo, na representação do Setor Social da Igreja, o diácono permanente da Arquidiocese de Natal, Francisco Adilson da Silva e Marcos Bezerra. Além destes ainda serão indicados pelo Movimento de Pescadores e Pescadores Artesanais (MPP) mais dois pescadores.

É com alegria e esperança que acolhemos a essa nova coordenação do Regional Nordeste II, que se colocam a serviço dos pescadores e das pescadoras artesanais.