Notícias

CPP e lideranças de Monte Alegre denunciam conflitos da pesca predatória

21-02-2020
Fonte: 

Conselho Pastoral dos Pescadores da Arquidiocese de Santarém (PA)

Em nota, CPP de Santarém (PA) e Comissão de Conservação de Lagos e Rios (CCLR) do município de Monte Alegre (PA) denunciam os impactos que a pesca industrial tem causado na região de Monte Alegre (PA). Além de ameaçar a conservação das espécies de peixe, devido à grande quantidade de pescado capturado, os responsáveis pelas embarcações também têmameaçado os pescadores artesanais da região.

Flagrante de captura ilegal

Confira a nota na íntegra, logo abaixo!


Nota Pública de repúdio

CPP e lideranças de Monte Alegre denunciam conflitos da pesca predatória

 

 

 

O Conselho Pastoral dos Pescadores da Arquidiocese de Santarém (CPP) e a Comissão de Conservação de Lagos e Rios (CCLR) do município de Monte Alegre vêm a público manifestar repúdio e profunda preocupação em relação às ameaças contra as lideranças pesqueiras de Monte Alegre. Uma vez em que esta comissão visa desenvolver atividades de monitoramento dos Lagos pesqueiros das regiões do Lago Grande e parte do rio Maicurú, auxiliando na implementação de normas e cuidados que visam manter o recurso sustentável para a sobrevivência da atividade pesqueira. 

Preocupados com os grandes conflitos vivenciados na região e com a captura desenfreada do pescado por proprietários de grandes embarcações nestes locais, as lideranças começaram a realizar o trabalho de monitoramento. Nos últimos meses, as geleiras continuaram atacando a região do Lago Grande e segundo as lideranças locais, cada geleira traz cerca de 60 bajaras que se espalham no lago e utilizam centenas de metros de malhadeiras, cercando os cardumes e praticando pesca de arrastão, proibida por lei.

Durante uma fiscalização realizada na quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020, pelos órgãos públicos da Polícia Militar e pelo Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (IDEFLOR-BIO), lideranças que acompanhavam o trabalho, foram ameaçadas de morte e que teriam os seus pertences destruídos, por pessoas mal intencionadas que se encontravam no lago. As embarcações e os pertences dos proprietários de geleira continuam apreendidos no local.

Diante deste cenário, solicitamos aos órgãos competentes que tomem todas as medidas cabíveis com o máximo de urgência e que dê um destino adequado ao material apreendido. Acreditamos que juntos possamos construir uma estratégia eficaz de fiscalização e redução dos conflitos gerados nas comunidades. Mais uma vez repudiamos todo e qualquer tipo de violência.

 

Santarém, 20 de fevereiro de 2020

Conselho Pastoral dos Pescadores da Arquidiocese de Santarém (CPP)

Comissão de Conservação de Lagos e Rios (CCLR) do município de Monte Alegre

Linha de ação: 

Conteúdo relacionado