Notícias

Começa amanhã, em Brasília, o Fórum Social Temático de Energia

06-08-2014
Fonte: 

A Universidade de Brasília (UnB) recebe, entre 7 e 9 de agosto, o Fórum Social Temático Energia (FST-Energia). O encontro vai discutir propostas para a política energética brasileira, além de alternativas para o setor. As atividades ocorrem no Câmpus Darcy Ribeiro (Asa Norte) e, no dia 10, no Parque da Cidade. O evento reúne entidades da sociedade civil ligadas à questão energética do país e do mundo. Confira a programação completa, aqui.

O evento reúne entidades da sociedade civil ligadas à questão energética do país e do mundo, autônomas em relação a governos, partidos e empresas.

“É fundamental que as pessoas participem, apresentem suas ideias e possam ouvir novos argumentos”, defende Clecyr Maria Trombeta, representante do grupo executivo do FST-Energia. Para ela, o encontro deve aproximar do tema pessoas que conhecem da questão energética somente a partir dos conteúdos publicados na imprensa. “Nesse fórum teremos depoimento de pessoas que sofrem pela atual fórmula de instalação de matrizes energéticas”, exemplifica.

O evento é aberto a toda a comunidade. Interessados em participar poderão inscrever-se individualmente ou como organização. As inscrições seguem até o primeiro dia de atividades, na tarde de quinta-feira (7), e podem ser realizadas pela internet ou presencialmente. Para participar é necessária uma contribuição mínima individual de R$ 5 reais e coletiva, no caso de organizações, de R$ 50 reais. Os participantes receberão identificação e uma bolsa com material.

Este ano, mais de 40 fóruns sociais nacionais, regionais ou temáticos estão sendo realizados em diversos locais do mundo.

TEMÁTICA – Nesta edição, o FST-Energia traz como tema central “Energia: para quê? Para quem? Como?”. O encontro irá debater formas alternativas de produção de energia, com o intuito de diversificar as matrizes energéticas geradoras e garantir menos impactos ao meio ambiente e aos grupos sociais. O Encontro está inserido no processo do Fórum Social Mundial, que ocorre a cada dois anos, cuja metodologia prevê a realização de atividades simultâneas propostas por organizações da sociedade civil.