Notas, cartas e manifestos

Nota de Esperança – Em memória de Dom Geraldo de Souza Rodrigues

Tipo de publicação: 

Em 25 de outubro de 2023, Dom Geraldo de Souza Rodrigues foi nomeado bispo da Diocese de Januária pelo Papa Francisco. Sua ordenação episcopal aconteceu em 27 de janeiro de 2024, em Porto Firme (MG), e sua posse se deu no dia 3 de fevereiro do mesmo ano. Escolheu como lema episcopal a expressão do Evangelho de João: “Tui sunt, et eos mihi dedisti” – “Eles são teus e tu os confiaste a mim” (Jo 17,6), revelando, já em sua raiz, o sentido profundo de sua entrega pastoral.

Dom Geraldo foi, em sua essência, o que o Papa Francisco tantas vezes nos convida a ser: um pastor com cheiro de povo. Caminhou com os pés descalços no chão da realidade, partilhou da vida simples do povo e se fez presença terna, firme e libertadora. Homem acessível, humilde, profundamente ligado às causas do Reino, acolheu com generosidade as lutas dos pobres, dos esquecidos, dos que lutam por justiça.

Desde sua chegada à Diocese de Januária, revelou-se comprometido não apenas com os efeitos da dor, mas com as causas profundas das injustiças que atravessam os territórios e as vidas do povo. Em sua primeira escuta à equipe do CPP/MG, afirmou com clareza evangélica: "Uma Igreja que celebra a Eucaristia e não se compromete com a mudança social está em dívida com Deus".

Palavras que não apenas ecoam, mas confirmam nossa missão pastoral junto aos homens e mulheres das águas. No breve tempo em que pudemos caminhar com Dom Geraldo, sentimos sua presença como alento e impulso. Seu pastoreio foi sopro de esperança, reafirmação da espiritualidade libertadora e fermento na luta por dignidade.

Dom Geraldo, agora ancestralizado na fé e no amor, segue conosco em comunhão. Que sua vida e testemunho continuem a nos iluminar, e que sua intercessão fortaleça nossos passos rumo ao Reino que já nasce entre os pobres, nas canoas, nas redes, nos estuários, nas marés e nos rostos marcados pela esperança.

Dom Geraldo, presente! Hoje e sempre.

14 de abril de 2025

Conselho Pastoral dos Pescadores e Pescadoras – CPP

Regional Minas Gerais e Espírito Santo


 

Informações biográficas

Natural de Porto Firme, município na Zona da Mata de Minas Gerais, em 24 de outubro de 1963, dom Geraldo estava à frente da diocese de Januária desde 3 de fevereiro de 2024, após ter sido nomeado em 25 de outubro de 2023 e ordenado em 27 de janeiro de 2024. Seu lema episcopal era “Tui sunt, et eos mihi dedisti” (São teus e os destes a mim – Cf. Jo 17,6).

Como padre, na arquidiocese de Mariana (MG), foi pároco nas paróquias São Domingos de Gusmão, em Diogo de Vasconcelos (MG); Nossa Senhora das Mercês, em Mercês (MG); São Sebastião, em Itabirito (MG); Sagrado Coração de Jesus, em Conselheiro Lafaiete (MG); Nossa Senhora das Brotas, em Entre Rios de Minas (MG); São José, em Paula Cândido (MG); e Nossa Senhora do Rosário de Fátima, em Viçosa (MG). Também atuou como coordenador arquidiocesano de Catequese, representante arquidiocesano dos Presbíteros, vigário forâneo, vigário episcopal, membro do Colégio dos Consultores e do Conselho Arquidiocesano de Pastoral.

* Informações da CNBB