Publicações

Automonitoramento da produção de pescado - A experiência dos pescadores de Petrolândia

Tipo de publicação: 

 

Desde o ano de 2015, pescadores e pescadoras de Petrolândia, município de Pernambuco localizado às margens do lago de Itaparica, têm realizado uma experiência simples, mas que tem mudado completamente a relação dessa comunidade pesqueira com a sua produção de pescado.

Através de uma ficha simplificada, eles anotam os peixes pescados e a quantidade de quilos por cada espécie capturada. Esse processo de registro da produção, conhecido como automonitoramento da produção pesqueira, tem gerado uma apropriação dos números da produção, que extrapola o conhecimento meramente econômico da produção individual, mas que também revela dados da produção pesqueira do município e que ajuda na tentativa de pautar novas políticas públicas para a área.

Essa cartilha conta essa história e mostra o método utilizado pelos pescadores de Petrolândia e os impactos positivos que a experiência causou na vida deles. Esperamos que essa experiência possa ser replicada por outras comunidades pesqueiras em todo o Brasil.