Opinião

Por uma gestão comunitária da pesca

Pescadores e Pescadoras Artesanais do Município de Novo Oriente dão mais um passo na construção do processo de gestão da pesca e organização comunitária
Autor: 
Por Camila Batista
Votação em Novo Oriente

 

Localizado na região dos Sertões de Crateús, no Ceará, o município de Novo Oriente tem uma expressividade pesqueira que vem principalmente das aguas do Açude Flor do Campo. ´Pescadores e Pescadoras Artesanais das comunidades as margens do referido açude exercem tradicionalmente a pesa artesanal e compreendem o território pesqueiro como espaço de trabalho e vida onde pulsa firme um novo processo de gestão da pesca e da organização comunitária e os saberes ancestrais se materializam através da relação com as águas e a convivência com o semiárido.

A Colônia Z – 58 de Novo Oriente vem desde 2017 desenvolvendo um mandato baseado na perspectiva da gestão coletiva e transparente onde em sua estrutura prevalece o formato de coordenações favorecendo assim que a gestão seja descentralizada e compartilhada contemplando em sua estrutura a questão da igualdade e equidade de gênero bem como valorizando o potencial geracional envolvendo a juventude.

Em 29 de Agosto de 2020, houve a eleição para o segundo mandato da coordenação da Colônia, que conta com uma maioria de mulheres pescadoras no corpo gestor e ainda com participação da juventude entre seus respectivos cargos. Outro fator importante a destacar, é que o processo eleitoral foi preparado e protagonizado por jovens das comunidades Várzea da Tubiba e Flor do Campo. A Comissão Eleitoral foi composta pela jovem Sabrina Albuquerque, o jovem pescador Herculano Coelho e o pescador Erlandio Alves que presidiu a sessão. A secretaria ficou por conta da jovem Raila Marques.

 A Colônia Z – 58 de Novo Oriente com sua criativa forma de conduzir seu mandato, teve boa parte de seus coordenadores reconduzidos aos cargos e tem sido avaliada por entidades e outras organizações de pescadores/as artesanais como um modelo de gestão promissor e que caminha baseada nos princípios da democracia. O processo eleitoral foi assessorado pelo Conselho Pastoral dos Pescadores – Regional Ceará e contou também com o apoio de Agentes da Caritas Diocesana de Crateús. As duas entidades desenvolvem nas comunidades pesqueiras dos Sertões de Crateús e Inhamuns o Projeto “Pescadores e Pescadoras Artesanais, construindo o Bem Viver!

Entre suas agendas de luta a Colônia Z – 58 de Novo Oriente desenvolve ações de fortalecimento comunitário, defesa dos territórios tradicionais, boas práticas e gestão da pesca artesanal no Açude Flor do Campo, fortalecimento da identidade da mulher pescadora, denuncia dos agravos ambientais que afetam a vida e os bens naturais e ainda, incidência por direitos socioeconômicos.

Por fim, para o mandato de 2020 a 2023 foram eleitos e eleitas 14 pescadores e pescadoras artesanais para os cargos de coordenação e conselho fiscal. Entre esses 10 são mulheres sendo que três são jovens na faixa etária de 16 a 29 anos. Os demais são pescadores com idade acima de 30 anos.