Notícias

Um exemplo vivo de uma Igreja em saída e missão

Representantes do CPP participam da Assembleia do Regional Norte 1

20-09-2019
Fonte: 

Por Ormezita Barbosa

No período de 16 a 19 de setembro o CPP participou da 47ª Assembleia do Regional Norte 1, em Manaus que teve como tema: Igreja da Amazônia: Casa do Pão, da Palavra, da Caridade e da Missão em busca de novos caminhos. A assembleia foi um importante momento de reunir a igreja dos estados do Amazonas e Roraima, para refletir sobre a caminhada  tendo como inspiração o Sínodo para Amazônia que acontecerá no mês de Outubro em Roma.

Dom Mário, bispo de Roraima e Vice-Presidente da CNBB  fez uma apresentação das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, que traz como objetivo geral  a evangelização no contexto urbano, afirmando a opção preferencial pelos povos e o cuidado da Casa Comum. As Diretrizes estão estruturadas sobre quatro pilares: Palavra, Pão, Caridade e Ação Missionária.

Em outro momento, Pe. Zenildo fez uma memória do processo de construção do Sínodo para a Amazônia e nessa memória percebe-se a grande expectativa das comunidades a partir de tudo que se levantou no processo de Escuta que se deu em vários níveis no grande território amazônico. O processo de fortalecimento e defesa dos povos originários foi uma prioridade assumida por todo o Regional. Havia na assembleia expressiva participação de povos indígenas como, por exemplo: Baniwa, Tukamo, Macuxi e outros. Três grandes eixos inspiram o caminho do Sínodo: Diálogo, Profecia e Presença. E foi nesse embalo que se deu toda a assembleia.

O CPP foi convidado a apresentar a caminhada da Pastoral dos Pescadores com o objetivo de animar a presença da pastoral no regional. Estiveram presentes Dom Valdeci Mendes, bispo de Brejo, Presidente do CPP e agora também da Comissão Episcopal para a Ação Sóciotransformadora. Dom Valdeci, na oportunidade, apresentou a Comissão, seus objetivos e perspectivas futuras e fez um convite às Dioceses para o acolhimento e serviço junto aos pescadores e pescadoras artesanais que têm sido também vitimas do modelo de desenvolvimento que gera morte e exclusão.  Além de Dom Valdeci, participaram também Ormezita Barbosa, secretária executiva do CPP e Paulo César Miranda agente do CPP do Regional Norte 2.

A proposta foi muito bem acolhida pelo Regional. Algumas dioceses já manifestaram interesse e em breve o CPP deve iniciar visitas nas dioceses  para maior aprofundamento da realidade e construção de redes de solidariedade e comunhão.

Para o CPP foi um momento de muita alegria, de vivenciar junto a uma Igreja comprometida, engajada, inculturada, que se apoia no Papa Francisco e que já é em si um exemplo vivo de uma Igreja em saída e missão.

Conteúdo relacionado