Notícias

Revista que divulga pesquisas e conhecimentos sobre a pesca é lançada

08-10-2019
Fonte: 

Assessoria de Comunicação do CPP com informações da Revista Mares

A Rede de Geografias da Pesca, formada por pesquisadores e grupos de pesquisa que se dedicam ao estudo e compreensão da pesca, lançou no começo desse mês de outubro, a revista “Mares: Revista Maresrevista de geografia e etnociências”.

Neste primeiro número, a revista Mares apresenta dezesseis textos, sendo onze artigos científicos, uma resenha, três artigos intercientíficos e uma carta de movimento social. O objetivo da publicação é fomentar a pesquisa e a divulgação de conhecimentos, sobre a pesca artesanal brasileira, promovidos pela Geografia, pelas Etnociências e pelas próprias comunidades e movimentos sociais de pescadores e pescadoras artesanais. 

Artigos sobre mapeamentos participativos com comunidades pesqueiras; a resistência das comunidades frente ao avanço de outras atividades econômicas; o acesso das comunidades pesqueiras às políticas sociais, entre outros, são alguns dos destaques. 

O editorial da publicação evidencia que as águas são espaços em disputa e que os pescadores e pescadoras artesanais estão em permanente luta para a manutenção da pesca brasileira. “Os mares são disputados, são ZEE, são águas territoriais, são APP, são UCs, e são considerados fontes de recurso (além do pescado) para outras atividades econômicas. Os povos dos mares, oceanos, rios, igarapés, lagos, lagunas, mangues, etc. estabelecem seus territórios. Esses sujeitos, povos, grupos, comunidades, populações, movimentos sociais, estão em permanente luta para a manutenção da pesca brasileira. Para evidenciar essa discussão, e outras, a Rede de Geografias da Pesca propôs a MARES: revista de geografia e etnociências.”

Acesse a revista na íntegra, nesse link

 

 

 

 

Conteúdo relacionado