Notícias

Quilombolas Pesqueiros Vazanteiros de Caraíbas no Norte de Minas, lançam o fascículo da sua Auto-Cartografia Social

01-03-2017

A Comunidade Quilombola Pesqueira Vazanteira de Caráibas, situada no Norte de Minas em Pedra Maria da Cruz/MG, fez o lançamento do fascículo da Nova Cartografia Social do Brasil em sua Comunidade neste último dia 20 de fevereiro de 2017. O Fascículo traz a etnografia da comunidade: sua identidade, tradição, cultura e os conflitos que envolvem o reconhecimento do território quilombola pesqueiro. “Nós aqui somos quilombolas e vivemos de uma cultura de pescaria artesanal neste rio São Francisco e do cultivo de vazantes, essa condição nós não abrimos mão. Nossa cartografia veio para fortalecer essa identidade e esta luta que se estende já há alguns anos” (disse Ranulfo, 45 anos). 

A comunidade Quilombola já reconhecida pela Fundação Cultural de Palmares, vem lutando pela regularização fundiária de seu território. Já conseguiu o Termo de Autorização de Uso Sustentável de uma parte do território, concedida pela Secretaria de Patrimônio da União - SPU, a primeira do Estado de Minas Gerais, mas, os fazendeiros vêm empreendendo ações para expulsar a comunidade do local. A Nova Cartografia Social é mais um instrumento para fortalecer a luta da Comunidade em torno da regularização fundiária do território quilombola pesqueiro. 

A Nova Cartografia Social da Amazônia (PNCSA) coordenada pelo Professor Alfredo Wagner vem desenvolvendo o projeto estimulando à auto-cartografia dos Povos e Comunidades Tradicionais no Brasil no fortalecimento dos movimentos sociais e regularização dos territórios tradicionais. Na Bacia do Rio São Francisco a Nova Cartografia vem sendo coordenada pelo Professor Juracy Marques e Alzení Tomáz através da SABEH – Sociedade Brasileira de Ecologia Humana acerca de 10 anos. 

A cartografia vem contando com uma Equipe de Pesquisadores composta pelo Conselho Pastoral dos Pescadores, a Congregação das Irmãs da Divina Providência, mestrandos dos programas de mestrado (PPGET-UFVJM, PPMSAT- UFMG/UNIMONTES; PPGDS-UNIMONTES) e a SABEH, na ocasião do lançamento do fascículo na Comunidade de Caraíbas a Equipe de Pesquisa realizou mais duas Oficinas nos Quilombos Pesqueiro de Croatá e Sangradouro Grande, ambos no município de Januária/MG. Cada fascículo é resultado da relação social entre a Comunidade Tradicional e a equipe de pesquisadores, o MPP demandou da PNSCA através da SABEH a contribuição para realização do instrumento da Cartografia nos Quilombos Pesqueiros do Norte de Minas.  

 

Pela Equipe de Pesquisa, Alzení Tomáz - Membro do Conselho Pastoral dos Pescadores na Bacia do Rio São Francisco – CPP e Presidente da Sociedade Brasileira de Ecologia Humana – SABEH.

 

 

 

 

 

 

 

Linha de ação: