Notícias

Pescadores e pescadoras de Pelotas (RS) ocupam Câmara de Vereadores para reivindicarem o Auxílio Emergencial prometido aos atingidos pelas enchentes

Mais de 3000 pescadores e suas famílias foram impactados pelas enchentes 

22-02-2024
Fonte: 

Assessoria de Comunicação do CPP

Cerca de 300 pescadores e pescadoras artesanais do MPP do Rio Grande do Sul ocuparam, às 8 horas da manhã de hoje (22/02), a Câmara de Vereadores de Pelotas (RS). Ocupação da Câmara de vereadores em Pelotas (RS)

Os pescadores reivindicaram apoio dos vereadores ao pedido de Auxílio Emergencial que foi prometido pelo Ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula e pelo Secretário da Pesca Artesanal, Cristiano Ramalho, ainda no mês de novembro de 2023, na visita que realizaram na região, devido às enchentes que vêm assolando o município desde setembro do ano passado (2023). A Colônia de Pescadores Z3 calcula que cerca de 3000 pescadores e pescadoras artesanais em conjunto com as suas famílias estão sendo atingidos pela situação.

“Estamos desde outubro sem pescar na Lagoa dos Patos. Ministro e Secretário da Pesca estiverem na região. Até o momento, só promessas. Queremos liberação, já!”, reivindica Nilmar Conceição, uma das lideranças do ato. Ele ainda relata que apesar de estar no período da safra de camarão, o crustáceo está em falta na região. “Não tem um camarão para contar história. Os laudos técnicos apontam para uma frustração de safra”, relata.

A situação de vulnerabilidade social dos trabalhadores da pesca e a frustração com a ausência do auxílio estão explicitadas nas frases dos cartazes utilizados na mobilização: “A fome não espera a burocracia”. Nilmar relata que além da visita de novembro, quando foram feitas as primeiras reivindicações ao governo federal, também foi entregue um documento no Grito da Pesca ao Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), já em Brasília, e em janeiro de 2024, também em Brasília, mais uma vez foi solicitado o auxílio. “É muito tempo sem resposta”, critica o pescador.

Como solução para as reivindicações da ocupação, os vereadores de Pelotas estão se comprometendo a apoiarem a luta pelo pedido de Auxílio Emergencial que já foi solicitado, mas que até o momento não foi entregue aos pescadores e pescadoras artesanais. Os vereadores prometeram também contatarem os responsáveis em Brasília, além de acompanharem a delegação que irá novamente à capital do país fazer a reivindicação. 

Às 12 horas, a ocupação foi encerrada após a assinatura de uma moção de apoio de todos os vereadores que estavam presentes. “Houve acordo e recebemos o documento de moção. Ficaremos vigilantes!”, promete Nilmar.

 

Conteúdo relacionado