Notícias

O quilombo Boca do Rio continua sendo violentado pela empresa Bahia Terminais, controlada pelo mega empresário baiano Carlos Seabra Suarez!

03-11-2021
Fonte: 

CPP Bahia

Em nota, comunidade quilombola Boca do Rio, localizada em Candeias(BA), denuncia os ataques comandados pelo empresário Carlos Seabra Suarez, que ameaçam a permanência da comunidade no seu território.

Confiram a nota na íntegra, logo abaixo ou acesse aqui!!

 

 

 

 

 

 

 

 


URGENTE! O QUILOMBO BOCA DO RIO CONTINUA SENDO VIOLENTADO PELA EMPRESA BAHIA TERMINAIS,

CONTROLADA PELO MEGA EMPRESÁRIO BAIANO CARLOS SEABRA SUAREZ!

 

A comunidade remanescente de Quilombo Boca do Rio, localizada na Baía de Aratu, Candeias-BA, denuncia os ataques de Carlos Seabra Suarez ao território quilombola.

Desde 01/11/2021, última segunda-feira, a empresa Bahia Terminais, controlada pelo empresário Carlos Seabra Suarez, iniciou explosões usando dinamite dentro do território quilombola Boca do Rio, levando pânico aos moradores da comunidade quilombola.

Os estrondos ensurdecedores e tremores abalam as habitações da comunidade. Os moradores, especialmente crianças e idosos, estão aterrorizados e temendo pelo desabamento de suas casas - com risco à vida dos moradores.

As obras são para instalação de um porto privado dentro do território quilombola, cujo licenciamento tramita com várias irregularidades apontadas pelo Ministério Público. O empreendimento já causou um grande desmatamento de cerca de 5,5 hectares em área de manguezal e prevê a derrubada de 24 hectares de Mata Atlântica. O INCRA já requereu que o INEMA exija do empresário estudos referentes aos impactos do empreendimento no quilombo Boca do Rio e outras comunidades quilombolas e tradicionais pesqueiras afetadas, mas Carlos Seabra Suarez segue adiante sem considerar os direitos dos povos violados.

Pedimos medidas URGENTES das autoridades para impedir a continuidade da violação dos direitos humanos, ambientais e territoriais do Quilombo Boca do Rio.

 

Associação dos Remanescentes do Quilombo Boca do Rio

qbocadorioaratu@gmail.com

Linha de ação: 

Conteúdo relacionado