Notícias

Negligência do Poder público sobre fortes chuvas coloca Comunidade Rio dos Macacos e vizinhas em situação de emergência

Comunidade quilombola Rio dos Macacos ocupa Estrada do Derba, na Bahia, e reivindica medidas urgentes do governo sobre ameaça de desabamento da Barragem do Macaco.

20-05-2015
Fonte: 

Por assessoria de comunicação do CPP Nacional 

Desde às 12h de hoje, 20, a comunidade remanescente de quilombo, Rio dos Macacos, localizada no município de Simões Filho, no estado da Bahia, ocupa a BA 528, conhecida como Somos Quilombo Rio dos Macacosestrada do Derba. Mais de 100 pessoas exigem do governo estadual e federal medias urgentes para evitar que a barragem dos Macacos se rompa e destrua várias moradias da região. Além da comunidade Rio dos Macacos, mais 300 famílias vizinhas estão em risco devido ao crescimento acelerado da barragem com a chegada de fortes chuvas ao estado da Bahia.

A barragem possui histórico de rompimento. Há 20 anos, a obra arrebentou destruindo a linha de trem e parte da pista de acesso às comunidades. Hoje, as moradoras e os moradores relatam que algumas casas já estão em processo de desabamento.

A pescadora e residente do quilombo Rio dos Macacos, Rosemary Santos, conta que já acionou o governo estadual e o governo federal, mas ambos não deram respostas aos pedidos urgentes. “Faz 15 dias que estou falando com o uma representante do Ministério dos Direitos Humanos e com representantes do governo aqui da Bahia. Ninguém falou nada, estão calados, e nós correndo risco”, denuncia Rosemary.

O quilombo Rio dos Macacos deixa claro que só irá desocupar a estrada do Derba quando o poder público estadual e federal se manifestarem sobre o caso e marcarem uma reunião com a comunidade.



Mais informações:

(71) 9933-3581

Linha de ação: 

Conteúdo relacionado