Notícias

Fiocruz Pernambuco promove concurso de fotografia sobre o crime do petróleo na região

O projeto "Eu que Habito o Mar" busca dar visibilidade aos impactos do derramamento de petróleo ocorrido em 2019 no litoral pernambucano. Participe!

25-07-2023
Fonte: 

Texto: Assessoria de Comunicação do CPP | Com informações da Fiocruz PE

As consequências devastadoras do crime do derramamento de petróleo que atingiu o litoral pernambucano em 2019 continuam ecoando, deixando marcas profundas não apenas no meio ambiente, mas também na vida dos trabalhadores da pesca artesanal e das comunidades tradicionais que habitam a região. Com o intuito de resgatar a memória coletiva desse desastre-crime e ampliar as ações de resistência e resiliência, a Coordenação de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde da Fiocruz PE lançou o concurso de fotografias "Eu que Habito o Mar".

As inscrições para o concurso estão abertas e vão até o dia 13 de agosto e são gratuitas. O tema do concurso é "O Desastre-Crime do Petróleo e o Mar", visando às formas de violência sofridas pelos trabalhadores da pesca artesanal e todas as outras vítimas do crime ocorrido há quase 4 anos. Através dos registros fotográficos, a Fiocruz PE pretende sensibilizar o público e fortalecer as estratégias de enfrentamento desse problema socioambiental.

Para participar, é necessário ter 16 anos ou mais e residir em um dos 16 municípios do litoral pernambucano que foram afetados pelo desastre-crime do petróleo. Entre as cidades contempladas estão Ilha de Itamaracá, Ipojuca, Olinda, Paulista, Barreiros, Cabo de Santo Agostinho, Goiana, Jaboatão dos Guararapes, Recife, São José da Coroa Grande, Tamandaré, Sirinhaém, Rio Formoso, Abreu e Lima, Igarassu e Itapissuma.

O concurso será dividido em duas categorias: amador e profissional. O vencedor de cada categoria receberá uma premiação especial. O primeiro colocado de ambas as categorias ganhará um smartphone, e o segundo colocado receberá um fone de ouvido Bluetooth 5.1.

Para realizar a inscrição e enviar as fotografias, os participantes devem preencher o formulário eletrônico disponível no link https://forms.gle/mSoHimEiRyVuWnon8. É importante preencher todas as informações e declarações solicitadas para garantir a validade da participação.

Através dessa iniciativa, a Fiocruz PE busca mobilizar a sociedade em torno da causa, incentivando a conscientização sobre a importância da preservação do meio ambiente marinho e da valorização das comunidades pesqueiras que dependem do mar para sua subsistência.

Para mais detalhes sobre o concurso, CLIQUE AQUI para acessar o edital completo.

Linha de ação: