Notícias

Em Nota, CPP de Santarém declara apoio às lideranças pesqueiras ameaçadas em Monte Alegre (PA)

07-07-2023
Fonte: 

Assessoria de Comunicação do CPP

Em Nota, o Conselho Pastoral dos Pescadores da Arquidiocese de Santarém (PA) demonstra apoio à Comissão de Conservação de Lagos e Rios de Monte Alegre (CCLR), cujas lideranças têm sofrido sérias ameaças. O monitoramento das atividades de pesca que acontecem no Lago Grande, realizado pela CCLR, tem colaborado para diminuir a pesca predatória e irregular que acontece no local, o que tem atraído a ira de grupos contrários ao monitoramento. Recentemente, lideranças da pesca ligadas à Comissão sofreram ameaças frontais por conta do trabalho de preservação e denúncia que têm realizado.

Confira a nota na íntegra logo abaixo! 

 


 

 

 

NOTA DE APOIO À COMISSÃO DE CONSERVAÇÃO DE LAGOS E RIOS DE MONTE ALEGRE

E DE REPÚDIO ÀS AMEAÇAS SOFRIDAS PELAS LIDERANÇAS COMUNITÁRIAS

“Que fizestes? A voz do sangue do teu irmão clama da terra até mim.”

(Gn. 4,10)

Desde 2018, a Comissão de Conservação de Lagos e Rios de Monte Alegre (CCLR) desenvolve um importante trabalho de conscientização e articulação das comunidades da Região do Lago Grande, em defesa do meio ambiente, do território e dos recursos pesqueiros das comunidades. O Conselho Pastoral dos Pescadores (CPP) tem acompanhado este processo e reconhece que este trabalho de Cuidado com a Casa Comum tem apresentado muitos resultados positivos, tais como: a redução das invasões e dos conflitos no território; a melhoria na diversidade, qualidade e quantidade dos estoques pesqueiros; a garantia da segurança alimentar de 25 comunidades, onde moram aproximadamente 2.470 famílias; e a fonte de trabalho e renda cerca de 450 pescadores e pescadoras artesanais.

Como forma de defender seu território, as comunidades fazem o monitoramento das suas áreas de pesca e realizam denúncias aos órgãos ambientais, que tem realizado diversas apreensões de materiais utilizados por invasores para a pesca predatória. Neste sentido, repudiamos as diversas ameaças à vida das lideranças que fazem parte da CCLR e nos solidarizamos com todos aqueles que lutam em defesa das comunidades pesqueiras e de seus modos de vida. Tais ameaças partem daqueles que enxergam o pescado apenas como mercadoria, que invadem e dilapidam os territórios pesqueiros em nome da ganância e do lucro, beneficiando poucos e deixando as comunidades sem a sua principal fonte de alimento: o pescado.

O CPP reafirma o seu compromisso com a luta dos pescadores e pescadoras artesanais e reconhece o seu protagonismo na defesa de seus territórios e da Casa Comum, assim como nos pede o Papa Francisco na Encíclica Laudato’Si e na Exortação Apostólica Querida Amazônia. Renovamos nosso apoio à Comissão de Conservação de Lagos e Rios (CCLR) e alertamos as autoridades para a urgência de garantir a vida e a segurança destas lideranças, que estão apenas lutando pelo sagrado direito à Vida.



Conselho Pastoral dos Pescadores - CPP

Arquidiocese de Santarém

Linha de ação: