Notícias

Documentário sobre conflitos em comunidades pesqueiras será exibido no FAMA - Fórum Alternativo Mundial da Água.

19-03-2018

O documentário produzido pelo Conselho Pastoral dos Pescadores (CPP) em parceria com a Arte em Movimento, “Vento Forte”, será exibido no próximo dia 20, no Museu Nacional, em Brasília, dentro da mostra Água e Resistência.Cartaz Vento Forte

A produção surge da necessidade em denunciar de forma mais ampla como o avanço da aquicultura empresarial, do turismo predatório e dos grandes projetos impacta comunidades pesqueiras de todo país, negando seus direitos e criando conflitos em seus territórios.

Para a secretária executiva do CPP, Ormezita, esse será um importante instrumento de luta política. Ela alerta para os riscos que o modelo neodesenvolvimentista traz para os pescadores e as pescadoras artesanais.

“Esse modelo passa por cima das comunidades só visando o lucro. As empresas chegam e levantam resorts e portos ameaçando o sustento de milhares de pessoas. Inclusive, já existem movimentos para privatizar águas públicas em diversas regiões. Esse momento é de luta para os pescadores e as pescadoras”, explicou.

Para Patrícia Antunes da Arte em Movimento, que assina a direção do documentário. A realização do filme foi um enorme desafio. Gravado em 21 comunidades, em diferentes localidades do Brasil, o panorama de violação de direitos humanos e direitos ambientais é devastador. “Os pescadores e pescadoras artesanais estão absolutamente invisíveis aos olhos da grande mídia, da justiça e de boa parte da sociedade” afirma Patrícia Antunes. Revelar o cenário encontrado seria por se só desolador. Mas alinhavar isso a poesia de Helder Quiroga e a bela interpretação de Benjamin Abras, torna o filme naturalmente forte. 

Vento Forte participou do Festival Internacional de Cinema Ambiental e Direitos Humanos – Ecocine 2015 e também do Festival de Cinema Socioambiental da Serra do Cipó – CineCipó 2015. Foi exibido nos cinemas da Fundação Joaquim Nabuco em Recife e no Cine 104 em Belo Horizonte. Além de ocupar salas alternativas em outros 6 estados no Brasil desde o seu lançamento. No exterior foi exibido também no cinema do Vaticano em Roma.

A exibição no Museu Nacional em Brasília, contará com a presença do Movimento de Pescadores e Pescadoras Artesanais (MPP) e da Diretora Patrícia Antunes, que animarão um debate após a exibição do filme. 

Serviço:

O quê?: Mostra Água e Resistência trás a exibição do filme Vento Forte (62’), seguido de debate.

Quando: Dia 20 de março de 2018, às 19:00hs.

Onde: Museu Nacional – Auditorio II endereço: Setor Cultural Sul, Esplanada dos Ministérios - Brasília/DF

Entrada gratuita – retirada dos ingressos 30 minutos antes do inicio da sessão.

Confira também a programação completa da amostra, logo abaixo!