Notícias

CPT celebra 50 anos e prepara V Congresso Nacional em São Luís (MA)

Comissão Pastoral da Terra reunirá povos do campo, das águas e das florestas para celebrar sua trajetória, reafirmar sua missão profética e fortalecer a luta por justiça e dignidade

31-01-2025
Fonte: 

Assessoria de Comunicação do CPP | Com informações da Assessoria de comunicação da CPT

Entre os dias 21 e 25 de julho de 2025, a Comissão Pastoral da Terra (CPT) realizará seu V Congresso Nacional, na cidade de São Luís, Maranhão, marcando a celebração de seus 50 anos de presença, resistência e profecia junto aos povos e comunidades do campo, das águas e das florestas. Sob o tema "CPT 50 anos - Presença, Resistência e Profecia", e o lema "Romper Cercas e Tecer Teias: A Terra a Deus Pertence!" (cf. Lv 25), o evento reunirá trabalhadores camponeses, agentes pastorais e lideranças de todo o Brasil para recordar a trajetória da Pastoral e projetar os desafios e esperanças para os próximos anos.

Cinco décadas de luta e esperança

Fundada em 1975, no contexto do Encontro de Bispos e Prelados da Amazônia, a CPT nasceu como resposta profética às injustiças impostas aos trabalhadores do campo e das águas, sendo vinculada à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Sua missão sempre foi ser uma presença solidária, ecumênica e transformadora, acompanhando e fortalecendo o protagonismo dos povos na defesa de seus territórios, direitos e modos de vida.

O Ano Jubilar da CPT teve início em junho de 2024, em Goiânia (GO), e desde então, a Pastoral tem caminhado em memória de sua história, refletindo sobre os desafios atuais e futuros. Como parte deste processo, foi produzido o Almanaque Tambor, um material político-pedagógico que guia essa jornada rumo ao Congresso em São Luís, onde os participantes irão reafirmar sua resistência coletiva e fortalecer as redes de solidariedade e luta.

Uma missão partilhada com o CPP

O Conselho Pastoral dos Pescadores e Pescadoras (CPP) se une à celebração deste Jubileu da CPT, reconhecendo na trajetória da Pastoral irmã a mesma inspiração libertadora do Evangelho e o compromisso com a justiça social. Assim como a CPT defende a vida e a dignidade dos trabalhadores do campo, o CPP caminha junto aos povos das águas, reafirmando a luta pelo território, pela soberania alimentar e pelo bem viver das comunidades tradicionais.

No Congresso da CPT, as reflexões estarão centradas na presença histórica da Pastoral ao lado das comunidades, na resistência insurgente diante das violências promovidas pelo capital e na profecia que denuncia as injustiças e anuncia um futuro de justiça e dignidade. A luta é por romper cercas — sejam elas físicas ou simbólicas — e tecer redes de resistência, em comunhão com os que defendem a vida contra a exploração e a destruição ambiental.

Uma caminhada que segue adiante

A celebração dos 50 anos da CPT não é apenas um marco histórico, mas um compromisso com o futuro. Em tempos de ameaças constantes aos territórios e à organização dos povos, a presença das pastorais sociais continua essencial na defesa dos direitos das comunidades. O CPP saúda esta caminhada jubilar e segue em comunhão com a CPT na missão de construir um mundo mais justo, onde a terra, as águas e os povos sejam respeitados, e onde ressoe a mensagem do Libertador que ilumina a luta dos oprimidos.

Que a CPT siga firme, com a força dos que rompem cercas e tecem teias de resistência, pois a terra e as águas pertencem ao Deus da vida e ao povo!

SERVIÇO 

V Congresso Nacional: CPT 50 anos - Presença, Resistência e Profecia

Data: 21 a 25 de julho de 2025

Local: São Luís - Maranhão

Acesse o cartaz: Cartaz V Congresso CPT 

 

Assessoria de comunicação da CPT