Notícias

CPP Regional CE e PI realiza sua Assembleia Anual de Avaliação e define as prioridades para o próximo ano

01-03-2023
Fonte: 

CPP Regional Ceará/Piauí | Texto: Luciano Galeno

Durante os dias 24 e 25 de fevereiro de 2023, no Centro de Formação, Capacitação e Pesquisa, Frei Humberto em Fortaleza, o Conselho Pastoral dos Pescadores Regional CE e PI esteve reunido com pescadores(as) artesanais e parceiros da pastoral nos estados do Ceará e Piauí para avaliar a caminhada e planejar os passos futuros. A Assembleia regional reuniu 40 pessoas para um momento de ouvir, sentir, refletir e esperançar de forma coletiva, dando rumos a missão pastoral em defesa da vida nos territórios tradicionais pesqueiros. O encontro teve como temática: “Com espírito Comunitário, cultivemos o amor e a bondade” inspirado pela campanha da Fraternidade 2023.  

Foi realizada uma análise de conjuntura pelas pescadoras Cleomar Ribeiro da comunidade quilombola do Cumbe e Raquel Sousa da região do Delta do Parnaíba, para apresentar os entraves que impactam a vida local. O Secretário Nacional de Direitos e Organização do CPP, Nonato Nascimento, colaborou com a reflexão sobre a conjuntura nacional da pesca artesanal. Na ocasião também foi feito um estudo sobre o tema da fome e a construção de estratégias para superação da insegurança alimentar nos territórios tradicionais pesqueiros facilitado pelo Professor Rafael dos Santos da Silva da Universidade Federal do Ceará - UFC. Foi um momento ainda de intercambiar saberes, vivencias, conquistas e encampar lutas coletivas nos territórios tradicionais pesqueiros do Ceará e Piauí.

Com a premissa de fortalecer a espiritualidade pastoral, a mística de abertura trouxe uma forte mensagem para todas as pessoas presentes, enfatizando o cuidado com o irmão e irmã e trazendo os símbolos que estão presentes no dia a dia das comunidades pesqueiras. A partilha do pão da igualdade e da fraternidade foi um momento que fortaleceu o sentido da irmandade simbolizando o compromisso com a vida e com os bens da criação.

Na fala da Cleomar Ribeiro da Rocha pescadora da comunidade quilombola do Cumbe (CE), “Essa mística me deixou muito emocionada. Precisamos de mais pessoas para lutar. Que isso é para defesa da vida. Que existem muitas pessoas ruins. Por isso, precisamos lutar! Falo também pela nossa comunidade do Cumbe, que não é diferente de tantas outras comunidades que vêm de muitas lutas. Vejo todas as dificuldades dentro dos nossos territórios. Do Cumbe eu trago essa resistência, de como se manter nesse território. Mesmo que estejamos sendo saqueados pelo sistema econômico. Existe muita especulação sobre os territórios pesqueiros. Nós não somos consultadas diante dessas situações.  No Cumbe a luta começou em defesa dos manguezais. Vamos continuar lutando para defender nossa comunidade e nossos territórios.”

Para o agente de pastoral, Luciano Galeno, a escuta dos parceiros é importante. "Esse processo de avaliação e planejamento mostra o quanto é importante e necessário esse diálogo com beneficiários e beneficiárias de nossas ações e parceiros para a construção conjunta com aqueles e aquelas que historicamente foram excluídos/as e explorados/as pelo grande sistema que usa economia de forma perversa e para degradar os territórios", defende.

No segundo dia de encontro os presentes apresentaram as linhas prioritárias para atuação do CPP Regional CE/PI. Pescadores e Pescadoras por meio de trabalho em grupo definiram as prioridades e deram pistas para atuação do CPP na mudança da realidade. Entre os pontos mais emblemáticos, destacaram-se a defesa dos territórios tradicionais pesqueiros, a garantia de assessoria jurídica, atuação para fortalecer uma caminhada conjuntamente com a juventude, apoio aos saberes e fazeres culturais das comunidades e capilaridade do CPP em novas áreas. Além disso, os grupos reforçaram a necessidade de maior presença do CPP junto as comunidades, órgãos e espaços de definições de políticas públicas.

Conteúdo relacionado