Notícias

CPP participa, no ES, da 5ª Jornada Universitária da Reforma Agrária Popular

Pastoral se compromete a incentivar a participação de pescadores no processo de seleção da educação no campo

22-07-2022

O Conselho Pastoral dos/as Pescadores/as no Espírito Santo esteve presente, entre os dias 20 a 22 de julho de 2022, na 5ª Jornada Universitária da Reforma Agrária Popular. O evento ocorreu na Universidade Federal do Espírito Santo no Campus São Mateus (ES). O tema central do debate foi Reforma Agrária Popular e o Projeto de País: 200 anos da "Independência" e a Soberania Nacional

A agente de pastoral Zena Pinto representou o CPP Espirito Santo na Roda de Diálogo: Reforma Agrária Popular e lutas de defesa dos Territórios. O diálogo teve como foco as lutas e a agenda política e educativa dos povos do campo, das águas e das florestas do Estado do Espírito Santo. 

Durante a Jornada Universitária da Reforma Agrária Popular foi lançado o Caderno de Conflitos Socioambiental em Comunidades Tradicionais Pesqueiras no Brasil, publicação organizada pelo CPP.

O CPP assumiu o compromisso com o conjunto das organizações de incentivar e organizar pescadores e pescadoras artesanais para participarem do processo seletivo para o Curso de Licenciatura em Educação do Campo. A intencionalidade política e pedagógica da Educação do Campo possibilita a formação crítica e atuação engajada na realidade. A produção de saberes e fazeres dos povos do campo, das águas e da floresta é um direito humano que precisa ser garantido com políticas públicas e atenção do estado brasileiro.