Notícias

CPP lança cartilha sobre as experiências de automonitoramento das comunidades pesqueiras acompanhadas

16-12-2024
Fonte: 

Assessoria de Comunicação do CPP

Em comemoração ao Dia Nacional da Economia Solidária que foi neste domingo (15), o Conselho Pastoral dos Pescadores e Pescadoras artesanais (CPP) lança hoje (16), a publicação “Roda de aprendizados automonitoramento da pesca”. O documento traz informações sobre o automonitoramento da produção de pescado das comunidades pesqueiras acompanhadas pelo CPP. A cartilha traz dados sobre as motivações para o início do automonitoramento, além das principais dificuldades enfrentadas pelas comunidades.

Desde 2012 não há dados estatísticos oficiais sobre a produção da pesca artesanal no Brasil. Com o objetivo de fortalecer as lutas das comunidades tradicionais pesqueiras na garantia de seus territórios, o CPP tem estimulado o automonitoramento da produção de pescado dessas comunidades acompanhadas pela pastoral. 

Desde 2015, que algumas comunidades têm trilhado caminhos neste processo. Após Rodas de Aprendizados onde essas experiências regionais foram apresentadas, surgiu a ideia de sistematizar esses debates numa publicação. Este material é uma  iniciativa da Secretaria de Economia Popular e Solidária da Pesca Artesanal do CPP, que busca apresentar como foi o processo de discussão e as conclusões e propostas de encaminhamentos tiradas ao final.

Acesse a Cartilha aqui!

 

Linha de ação: