Notícias

Coordenação das Comunidades Caiçaras lança nota em solidariedade às populações afetadas pelas chuvas

24-02-2023
Fonte: 

Assessoria de Comunicação do CPP

A Coordenação Nacional das Comunidades Tradicionais Caiçaras lançou nota em solidariedade à população afetada pelas chuvas que atingiram o litoral norte de São Paulo. No documento também é possível obter informações sobre como colaborar financeiramente para ajudar os grupos atingidos.
 

Confira a Nota na íntegra!


 

 
 
Nota da COORDENAÇÃO NACIONAL DAS COMUNIDADES TRADICIONAIS CAIÇARAS
 
SOLIDARIEDADE AOS POVOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS DO LITORAL NORTE DE SÃO PAULO
 
A Coordenação Nacional Das Comunidades Tradicionais Caiçaras se solidariza com toda a região afetada pela catástrofe que ocorreu essa semana e afetou drasticamente diversas comunidades tradicionais e população em geral, principalmente as mais pobres, no litoral norte de São Paulo, após as fortes chuvas que causaram deslizamento das serras e soterraram muitas casas e pessoas, além de inundar comunidades inteiras. Tudo isso causou impedimento dos acessos pela BR 101 e de diversos caminhos que levam as comunidades mais distantes, além de provocar falta de energia e de comunicação e a escassez de alimentos.
 
Desde as primeiras informações sobre a tragédia, temos recebido ligações de diversas instituições públicas, comunitárias, entre outras parcerias, se solidarizando e buscando formas de apoiar. Nós buscamos diálogo com as organizações locais que estão no território afetado na tentativa de entender qual melhor forma de apoio e incidência para informar quem quer contribuir. 
 
Nesse sentido pedimos apoio para que as doações sejam direcionadas ao Coletivo Caiçara - São Sebastião, Ilhabela e Caraguatatuba, e ao Fórum de Comunidades Tradicionais - Angra, Paraty e Ubatuba, com a campanha cuidar é resistir, que estão organizados para receber e administrar da forma mais ampla a apoiar as vítimas no seu território de atuação. 
 
 
Além disso temos orientação das lideranças da Aldeia Rio Silveiras em Bertioga, onde vivem aproximadamente 150 famílias (700 pessoas), que precisam de doação de colchões, roupas, calçados, cobertores e alimentos, já que tudo se perdeu. Segundo a liderança indígena, está chegando alimento, mas ainda é insuficiente. Estamos fazendo diálogos com as instituições parceiras para fortalecimento das iniciativas locais alcançarem diferentes apoios para amparar inicialmente as vítimas e trazer um pouco de conforto e afeto num momento tão delicado e extremo.
 
Segue abaixo os dados para apoio:
 
>> Fórum Comunidades Tradicionais 
Banco do Brasil
Agência 2406-6
Conta PJ: 16.307-4
(Verde Cidadania)
 
>> Coletivo Caiçara São Sebastião 
banco 655 Neon Pagamentos S.A
AG. 0655 C/C 11171573-3 
(Vanessa S. Borba)
 
>> Aldeia Rio Silveiras 
Contato: Mari Parah (13) 99672 8689
PIX 13 996063829
Contato: Mariano Fernando
PIX 25293412817

Conteúdo relacionado