Notícias

Comunidades pesqueiras atingidas pela Samarco plantam mudas para o Bem Viver

No dia 5 de novembro o crime da Vale em Mariana completa 5 anos 

01-11-2020
Fonte: 

CPP Espírito Santo

Entre os dias 1 a 5 de novembro o Conselho Pastoral dos Pescadores realiza a Campanha "Plantar para o Bem Viver: pescadoras  e pescadores artesanais semeando uma nova cultura". A atividade está sendo realizada na bacia do rio Doce do estado do Espírito Santo.

Essa jornada tem por objetivo o plantio de mudas de árvores nativas nas comunidades pesqueiras impactadas  pelo rompimento da barragem de rejeitos de minério de Fundão, em Minas Gerais,  das mineradoras Vale, Samarco e BHP Billiton que atingiu toda bacia do Rio Doce. São 5 anos de violação permanente de direitos humanos e ambientais das comunidades pesqueiras atingidas de Minas Gerais e do Espírito Santo em nome do lucro das mineradoras.

"Plantar o Bem Viver tem significado colher a cultura da resistência permanente contra os projetos de morte que tem transformado os territórios pesqueiros em zonas de sacrifício", afirma um dos organizadores da iniciativa, o agente do CPP Espírito Santo, Francisco Nonato. 

A campanha conta com o apoio de diversas organizações comunitárias de pescadores e pescadoras artesanais do estado do Espírito Santo. 

 

 

 

Tema: 

Conteúdo relacionado