Notícias

Barqueata celebra Dia Internacional para a Conservação dos Manguezais

 

Pescadores artesanais pedem criação de Reserva Extrativista

25-07-2022
Fonte: 

Assessoria de Comunicação da Campanha Pró-Resex do Formoso

Uma barqueata no estuário do Rio Formoso, ao Sul de Pernambuco, vai celebrar na terça-feira (26) de manhã o Dia Internacional para a Conservação dos Manguezais. Está prevista a participação de 80 embarcações pesqueiras, que farão um percurso de 4,27 quilômetros.

A concentração está marcada para 8h, na Ponte do Rio Ariquindá, em Rio Formoso. De lá, a partir das 9h, os barcos seguirão para a primeira parada, no Píer de Maria Assu. O percurso inclui uma segunda parada na Praia da Pedra e a finalização com ato público na Prainha do Reduto.

SOBRE A CAUSA

A barqueata tem como objetivo, além de celebrar a data, pedir celeridade no processo de criação da Reserva Extrativista do Rio Formoso. A proposta, encaminhada ao governo de Pernambuco em 26/7/2021, prevê a proteção de 2.615 hectares do estuário do Rio Formoso utilizados por 2.492 famílias de pescadoras e pescadores artesanais, entre elas 80 de quilombolas. O complexo estuarino inclui três rios: Formoso, Passos e Ariquindá.  

SOBRE A DATA

A Unesco estabeleceu, em 6 de novembro de 2015, 26 de julho como Dia Internacional para a Conservação dos Manguezais. Nessa data é lembrada a morte, em 1998, do ativista do Greenpeace de nacionalidade micronésia Hayhow Daniel Nanoto durante um protesto em Muisne, no Equador.



PETIÇÃO PÚBLICA: http://bit.ly/EuApoioaPescaArtesanal

O quê: Barqueata #ProResexdorioFormoso

Quando: Terça, 26/7/2022, 9h

Onde: Estuário do Rio Formoso, PE

Concentração: ponte sobre o Rio Ariquindá, às 8h



Localização da saída: https://goo.gl/maps/stC2eaWLLv1Lf71VA

Linha de ação: 

Conteúdo relacionado