Notícias

Atingidos pelo crime da Vale em Brumadinho fazem memória e pedem justiça em II Romaria pela Ecologia Integral

Com o tema “Do luta à luta", a programação conta com lançamento de Pacto dos Atingidos, projeções no Córrego do Feijão, celebração de missa, vigília, realização de webinário e sarau virtual.

21-01-2021
Fonte: 

Assessoria de Comunicação do evento

A segunda edição da Romaria pela Ecologia Integral a Brumadinho, que acontece entre os dias 18 e 25 de janeiro, contará este ano com uma vasta programação que será, prioritariamente, de maneira virtual, respeitando o distanciamento social devido à pandemia da Covid-19. Realizada pela Região Episcopal Nossa Senhora do Rosário (RENSER), da Arquidiocese de Belo Horizonte, junto às pastorais e movimentos sociais, assessorias técnicas independentes, ONG’s e outras entidades da sociedade civil organizada, as atividades da Romaria se estendem até o dia 25, data que marca os dois anos do crime da Vale em Brumadinho.

“Romaria nos lembra a condição de peregrinos, do povo de Deus que está a caminho, construindo a liberdade, buscando paz e justiça social. Neste sentido, a Romaria Regional pela Ecologia Integral a Brumadinho reforça a memória das 272 pessoas e, mais recentemente, de mais um irmão nosso, que também morreu soterrado por esse crime da Vale. É uma denúncia, uma exigência para que a reparação seja feita e para que a esperança de semear, lutar e buscar uma Ecologia Integral seja possível”, afirma Dom Vicente Ferreira, bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte e referencial para a RENSER, que compreende todas as paróquias de cidades e distritos da região do Vale do Paraopeba.

O conceito de Ecologia Integral permeia toda a atmosfera do evento desde a sua primeira edição, realizada no ano passado. Esse conceito é norteado pela Encíclica “Laudato Si - Louvado Seja - o cuidado com a Casa Comum, escrita pelo Papa Francisco. De forma a fomentar que a denúncia não caia no esquecimento, realizaremos ações como a vigília em memória das vítimas; projeções no Córrego do Feijão; sarau virtual; webinar com denúncia internacional sobre o crime e a troca de vídeo-cartas, uma iniciativa que conectará, através da comunicação popular, as atingidas e os atingidos pela mineração não só pelo crime da Vale em Brumadinho, mas de todo país.

Além da diversa programação virtual, aberta a todos os públicos, as atividades presenciais serão restritas aos familiares das vítimas do rompimento da barragem no Córrego do Feijão. A primeira edição da Romaria reuniu cerca de 5 mil pessoas, em 2020, em um momento emocionante de oração, partilha e, sobretudo, de solidariedade às famílias das vítimas dessa tragédia anunciada.

Pacto dos Atingidos - Lançado na semana que antecede o dia 25, o Pacto dos Atingidos é um importante documento construído coletivamente por atingidos e atingidas de toda a bacia do Paraopeba, como agricultores familiares, indígenas, quilombolas, assentados e acampados da reforma agrária, familiares das vítimas, pessoas que perderam suas casas, suas plantações, sua segurança hídrica e ainda correm, todos os dias, o risco de serem contaminadas pelos rejeitos da mineração que estão na água, no solo e no ar.

Além da denúncia, o documento abrange aspectos sobre como deve ser a reconstrução dos territórios atingidos, evidenciando o quanto o modelo de mineração é predatório e o quanto somos todos atingidos pelo crime da mineradora Vale. “Ele reúne nossas dores, denúncias e o nosso grito por justiça e pela reparação integral de todos os atingidos. O documento também traz, através do amor, da fé e da esperança, a nossa resistência diária e cotidiana de enfrentamento à mineração, em que defendemos uma Ecologia Integral e pensamos novos horizontes, com alternativas econômicas e um mundo muito melhor, diferente deste, onde a vida esteja sempre acima do lucro”, conta Marina Oliveira, atingida pelo crime de Brumadinho e uma das responsáveis pela organização da Romaria.

O Pacto foi construído ao longo destes 2 anos com reuniões mensais conduzidas pela RENSER e com participação das e dos atingidos de diferentes comunidades ao longo da Bacia do Paraopeba, além da participação de diferentes colaboradores. O documento pode ser acessado em: issuu.com/regiaorenser/docs/pacto_atingidos_2021_vers_o_final

PROGRAMAÇÃO COMPLETA 2021:

18 - 25 de janeiro (atividade virtual)

Troca de correspondências em formato de vídeos entre atingidas e atingidos pela mineração de diferentes comunidades

18 - 24 de janeiro (atividade virtual ou em pequenos grupos)

Lançamento do Pacto dos Atingidos nos territórios impactados pela mineração de todo o Brasil

22 de janeiro (atividade virtual)

10h: Webinar de Denúncia Internacional com MISERIOR e o Centro Europeu para os Direitos Constitucionais e Humanos (ECCHR)

19h: Live dos Atingidos em parceria com a CNBB no canal do Youtube da CNBB e da RENSER

24 de janeiro (TV Horizonte)

11h30: Sarau Versos e Preces especial 2 anos de Brumadinho

25 de janeiro

00h00 - 19h: Vigília em Memória das Vítimas (Santuário Nossa Senhora do Rosário)

05h: Projeções de denúncia e memória do crime da Vale na Igreja de Nossa Senhora das Dores (comunidade

do Córrego do Feijão)

12h: Missa em memória das 272 vítimas e da bacia do rio Paraopeba, presidida por Dom Vicente Ferreira,

bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte (comunidade do Córrego do Feijão. Obs.: a missa será transmitida pelas redes sociais da RENSER e pela TV Horizonte)*

13h: Celebração do Pacto dos Atingidos (comunidade do Córrego do Feijão)*

19h: Sarau Virtual de denúncias dos atingidos através da arte, música e poesia

19h30: Santa Missa (Santuário Nossa Senhora do Rosário)

*Por motivos da Pandemia, a celebração da missa terá participação restrita de alguns familiares das vítimas e lideranças das comunidades atingidas.

Serviço

II ROMARIA REGIONAL PELA ECOLOGIA INTEGRAL A BRUMADINHO

De 18 a 25 de janeiro

Mais informações: www.instagram.com/regiao_renser

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Linha de ação: 

Conteúdo relacionado