Notícias

Assembleia Nacional do CPP começa nesta segunda-feira (6/3)

Representantes de todas as regiões estão reunidos em Recife para planejamento e eleição das instâncias nacionais

06-03-2023
Fonte: 

Assessoria de Comunicação do CPP | Texto e fotos: Henrique Cavalheiro

Deu início nesta segunda-feira (6/3), a Assembleia Nacional do Conselho Pastoral dos Pescadores – CPP, com o tema: “CPP: 55 anos de Profecia, Resistência e Esperança!”. O encontro reúne membros do CPP de todas as regiões do Brasil e ocorre em Recife, Pernambuco, até a sexta-feira (10/03). Os principais objetivos da assembleia são analisar a situação das áreas pesqueiras, avaliar a caminhada e missão do CPP, refletir sobre o trabalho de base nas comunidades, planejar os próximos anos de atuação do CPP e renovar a composição das instâncias nacionais do Conselho.

A primeira Assembleia do CPP realizada presencialmente, após a pandemia de COVID-19, foi aberta por um momento de acolhida e oração com a proclamação do evangelho de Lucas (Lc 5,4), que narra a pesca milagrosa de Pedro e seus companheiros, após encontrarem Jesus. Naquela noite não tinham conseguido pescar nada. Com desânimo e preocupação por não saberem como sustentar suas famílias. Então, Jesus foi até Pedro, olhou para ele e disse: “avance para as águas mais profundas e lançai as vossas redes”. Neste momento, as redes ficam lotadas de peixe. Jesus diz a Pedro: “Não tenhas medo. De agora em diante serás pescador de homens”.

A mesa de abertura da Assembleia Nacional do CPP foi composta por Dom José Valdeci Santos Mendes, presidente nacional do CPP, e de Ormezita Barbosa, Secretária-executiva do CPP Nacional, que explanaram sobre a importância deste momento de reflexão sobre os próximos trabalhos do CPP.

Para Dom Valdeci, o evangelho escolhido para a abertura traz um grande simbolismo para os pescadores e pescadoras, pois direciona o pensamento para a grandiosidade da atuação pastoral entre os trabalhadores que retiram das águas seu sustento, até o Cristo foi ao encontro deles, e assim, a Igreja continua desempenhando este papel por meio do CPP.

“Avançar para águas mais profundas é lutar por justiça e dignidade. Avançar para águas mais profundas é lutar para que os direitos dos menos favorecidos seja respeitado. Avançar para águas mais profundas é proteger as águas. A luta, a revolução e a conquista vêm dos pobres, dos que se sentem excluídos”, destacou o presidente. 

O bispo também alertou sobre a relevância da assembleia para o CPP. “Momento de nos firmarmos em nossa missão do Conselho. Que possamos ser solidários aos que não estão ligados a nenhum movimento e pastoral. Devemos construir junto aos que lutam pela vida. Esta também é uma assembleia eletiva, que nos chama a responsabilidade de lutarmos pelos que precisam de nós. Bom encontro para todos nós”, finalizou Dom Valdeci.

Relembrando o tema do encontro, sobre os 55 anos do CPP, Ormezita Barbosa, secretária-executiva do CPP Nacional, destacou o papel de resistência do Conselho, sobretudo, neste momento de pandemia que tanto prejudicou a vida e trabalho dos pescadores e pescadoras artesanais.

“Esta assembleia tem o desafio de pensar o papel político do CPP nos próximos 3 anos. Justamente neste período importante no país que também vive um momento novo. Fomos uma presença profética nos últimos 55 anos. Que alegria encontrar cada um e cada uma de vocês. Que seja uma semana de celebração pelo tempo que não pudemos nos encontrar durante a pandemia”, disse Ormezita.

 

 

CPP – Nas águas da Organização, pescando vida e dignidade!

O Conselho Pastoral dos Pescadores (CPP) é uma pastoral social ligada a Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Social Transformadora da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O CPP é composto por agentes pastorais, leigos, religiosos e padres comprometidos com o Serviço junto aos pescadores e pescadoras artesanais na construção de uma sociedade justa e solidária.

A Assembleia Nacional irá até sexta-feira (10/3), e terá momentos importantes de debates, celebração eucarística, aprofundamento sobre o tema da Campanha da Fraternidade 2023, rodas de conversa, entre outros.

Conteúdo relacionado