Conflito socioambiental

Comunidade Lagoa da Prata, Comunidade Rancharia, Comunidade Ponte (Lagoa da Aninga)

Localização

Parnaíba
Piaui
Município(s) atingido(s): 

Parnaíba

Período: 
2013
População atingida: 

210 famílias

Agentes causadores: 
Pessoas: Denis (fazendeiro); Santos e Domingos (piscicultores), Ministério da Pesca
Tipo de Agentes causadores: 
Situação do conflito: 

Cercamentos e Privatização de Terras e Águas Públicas; Empreendimentos de Piscicultura – no dia 25 de novembro de 2013, nas comunidades de Rancharia e Ponte, os pescadores tiveram seus ranchos e matas ciliares pertencentes à comunidade pesqueira cortadas e foram ameaçados por Denis (fazendeiro), com o incentivo de órgãos públicos como o Ministério da Pesca com a desculpa de manter as áreas das lagoas cercadas e privadas para projetos de piscicultura do governo, com a criação de tilápias, tambaquis e camarões. Existem lagoas com cercas elétricas, sinalizadas a 100 metros de distância para os pescadores artesanais não terem acesso. Também há criação de gado no local. Assim, a área dos pescadores artesanais se limita à sua própria área de convivência (residências nas comunidades).

Grupos apoiadores e parceiros : 

Comissão Ilha Ativa (CIA), organização não governamental/ Associação de Moradores e Pescadores da Pedra do Sal/ Associação dos Barraqueiros da Pedra do Sal/ Associação Comunitária da Pedra do Sal/ Professores das universidades Federal e Estadual do Piauí, dos cursos de Psicologia, Pedagogia e Turismo/ Articulação das Mulheres do Piauí/ Sindicato dos Pescadores de Parnaíba – SINDPESCA/ Associação das ASPEAPA/ Colônia Z-7 de Ilha Grande/ Sindicato dos Bancários/ Associação das Manjubeiras/ Secretaria da Pesca de Ilha Grande/ Sindicato dos Pescadores de Murici dos Portelas/ Universidade Federal do Piauí – Curso de Turismo e Engenharia de Pesca.

Fonte: 

Relatório de Conflitos Socioambientais e Violações de Direitos Humanos em Comunidades Tradicionais Pesqueiras no Brasil. – Brasilia/DF. 2016. 104p. - ISBN 978-85-60917-56-3 | Conselho Pastoral dos Pescadores, Org.: Tomáz, Alzení de Freitas & Santos, Gilmar.

Acesse aqui!