Saiu na imprensa

Família quilombola com sete crianças tem casa incendiada no Norte de MG

Incêndio em Caraíbas
11-09-2018
Imprensa: 

Hoje em Dia | Por Daniele Franco

 

Em matéria publicada no jornal "Hoje em Dia", no dia 6 de setembro, é noticiado o incêndio criminoso contra a comunidade quilombola de Caraíbas, no município de Pedras Maria da Cruz (MG). Na ocasião, a casa do pescador Gildésio Gonzaga dos Santos foi incendiada, deixando a família com sete crianças, sendo uma de nove meses, desabrigada. A matéria também cita a nota pública emitida pelo Conselho Pastoral dos Pescadores sobre a situação.

"O Conselho Pastoral dos Pescadores (CPP), que atua na proteção dos povos tradicionais na cidade, emitiu uma nota denunciando o ocorrido como sendo um incêndio criminoso, que teria sido causado por fazendeiros da região. Segundo o conselho, essa mesma família foi alvo de uma ação dos proprietários de terra que demoliram a casa onde eles moravam há pouco mais de um ano. 

'A família, juntamente com toda a comunidade, vive em uma área cedida pelo governo como reserva quilombola pelo Termo de Autorização de Uso Sustentável (TAUS). Há muito tempo eles têm sido ameaçados pelos fazendeiros, que querem tomar posse dessas áreas e usam todo o poder que eles têm contra os moradores', contou a freira Neusa Francisca do Nascimento, da Congregação das Irmãs da Divina Providência."

Confira a notícia na íntegra, aqui!