Por assessoria de comunicação do CPP Nacional
A Campanha Nacional pela Regularização do Território das Comunidades Tradicionais Pesqueiras está se expandido por todo Brasil e conquistando apoio de diversos segmentos da sociedade. Entre os dias 12 e 16 de agosto, uma comitiva chegou ao estado do Acre onde passou pelos municípios de Rio Branco, Feijó e Cruzeiro do Sul.
A visita levou a causa para pescadores e pescadoras da região que também estão sofrendo com a invasão de grandes projetos em seu território. Em Cruzeiro do Sul, mais de 200 pessoas vindas de diversos municípios participaram da oficina sobre o projeto de lei da Campanha, ministrada por advogados que apoiam a causa e militantes do Movimento de Pescadores e Pescadoras (MPP).
Em Rio Branco, além de visitar as comunidades pesqueiras, a comitiva pôde apresentar a alunos de diversos cursos da Universidade Federal do Acre (UFAC) a proposta da Campanha. Essa iniciativa já resultou na formação de uma comitiva para ampliar o debate no meio acadêmico e prospectar mais assinaturas para o projeto de lei.
“Para nós essa visita foi bastante importante pois, além de mostrar que conseguimos chegar a geografias mais distantes, mostra que todos e todas estão abertos para lutar. Recebemos o apoio também dos povos indígenas da região”, comenta a integrante do MPP, Maria Martilene.
As comunidades visitadas ficaram com o compromisso de fortalecer a Campanha e estão articuladas para contribuir na arrecadação de assinaturas para que o projeto de lei de iniciativa popular proposto possa ser encaminhado ao Congresso Nacional.