CPP Regional Bahia
Em comemoração ao Jubileu de 50 anos da pastoral, o CPP Regional Bahia promoverá um ciclo de debates, tendo como foco as problemáticas das comunidades tradicionais pesqueiras.
A primeira edição acontecerá já nessa segunda-feira (23/04), na sede do regional, em Salvador (BA). O tema será: (Des) envolvimento do Estado da Bahia e o ataque aos Territórios Tradicionais Pesqueiros.
O objetivo é refletir sobre as ameaças históricas, presentes e vindouras geradas pelo modelo econômico que ameaça a vida das comunidades, nas mais diversas situações, como na perda de seus territórios, na degradação do ambiente necessário para garantir o seu modo de vida e na contaminação que gera impactos na própria saúde destas comunidades.
A carta-convite do evento aponta o atual contexto político do Brasil, onde há a total desregulamentação das políticas de regularização fundiária e o avanço violento dos grandes empreendimentos do capital nacional e internacional sobre as comunidades pesqueiras, como um dos motivos para a realização dos debates.
“Queremos fazer deste tempo, um tempo forte de reflexão e aprofundamento da realidade, desafios e valorização das comunidades tradicionais pesqueiras. Também de olho no contexto complexo do Brasil, especialmente o ataque à frágil democracia que conquistamos, os desmontes dos direitos consagrados na Constituição Federal, a criminalização e extermínio do povo negro, bem como o aprofundamento do violento processo de expropriação e degradação dos territórios tradicionalmente ocupados e utilizados por estas comunidades”, justifica a carta.
Entre os temas discutidos estão o processo histórico de desenvolvimento da Baía de Todos os Santos, o racismo ambiental, as manobras do processo de licenciamento ambiental, entre outros.
Serviço:
O que: Ciclo de Debates em Noites de Lua Crescente
Quando: 23/04/2018, 18 às 21:30
Onde: SEDE DO CPP, Travessa Porto do Bonfim, 04 Bonfim – Salvador - BA
Veja a carta-convite logo abaixo!