Assessoria de Comunicação do CPP
Entre os dias 20 e 21 de agosto aconteceu a primeira etapa da Campanha de Solidariedade às Comunidades Tradicionais Pesqueiras do Litoral do Espírito Santo, que contou com o apoio de ADVENIAT e com a organização do Conselho Pastoral dos Pescadores/CPP. A primeira etapa atendeu a região norte do estado do Espirito Santo. A campanha de solidariedade chegou nas comunidades de Povoação em Linhares, Campo Grande, Sitio da Ponta, São Miguel, Barra Nova em São Mateus e também em Conceição da Barra.
A ação de solidariedade tem como objetivo fortalecer os processos organizativos e de esperança comunitária contra as permanentes retiradas de direitos em meio a pandemia nos territórios pesqueiros.
"É importante ressaltar que as cestas foram compostas por alimentos agroecológicos, com objetivo de demonstrar que o povo alimenta o povo contra a lógica do agronegócio, que tem como base a exploração dos bens comuns presentes nos territórios dos povos indígenas e comunidades tradicionais. Entendemos que o alimento deve ser remédio e saúde para povo viver e lutar por direitos", aponta o Secretário de Direitos e Organização, Francisco Nonato.
A campanha de solidariedade contou com a parceria militante do Movimento dos Pequenos Agricultores/MPA e da Cooperativa Mista de Produção e Comercialização Camponesa do Espirito Santo e com as diversas associações locais que foram base de apoio para a distribuição e organização da campanha.