Vídeo

Em defesa da RESEX do Rio Formoso

 

“Aqui de tudo tem: aratu, siri, ostra, sururu, marisco, caranguejo, peixe”, descreve orgulhosa a pescadora e Presidente da Colônia de Pescadores Z6 – de Barra de Sirinhaém, Arlene Maria da Costa, apontando para o estuário do rio Formoso rodeado de manguezais, em Tamandaré, Pernambuco. A cena descrita está no minidoc que está sendo lançado hoje (06/06) nas redes sociais do CPP, do @instituto_recifes_costeiros e do @icmbiocepene , como parte das ações da semana do meio ambiente .

O vídeo registra o encontro realizado entre os dias 21 e 22 de março de 2024, quando os pescadores da região receberam as visitas de representantes de órgãos do governo, como o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e CEPENE - ICMBio, em um esforço de articulação das comunidades para transformarem a região do estuário do Rio Formoso em uma Reserva extrativista (RESEX). A modalidade de área de preservação proposta pelas RESEXs garante a preservação das espécies e ao mesmo tempo a presença de comunidades tradicionais, como a dos pescadores artesanais.

“Somos as principais pessoas que preservam o nosso estuário e hoje é como se fôssemos uma ameaça. E ameaça não somos a gente, ameaça são os grandes empreendimentos. Esses grandes empreendimentos trazem impactos muito grandes ao nosso estuário”, defende Arlene.

Há cerca de 14 anos as comunidades locais lutam para a criação da Reserva Extrativista no complexo estuário do Rio Formoso. Se criada, a Reserva localizada no litoral sul de Pernambuco, abrangerá os municípios de Tamandaré, Rio Formoso e Sirinhaém, beneficiando aproximadamente 2500 famílias de pescadores artesanais, que atuam com a pesca de mariscagem e com a pesca de rede.

O vídeo é uma iniciativa das seguintes organizações: Associação dos moradores pescadores de Aver-o-Mar, Associação Quilombolas do Engenho Siqueira, Associação Mangue Verde, Colônia dos Pescadores Z 05 de Tamandaré, Z 06 de Barra de Sirinhaém, Z 07 de o Rio Formoso, MPP-PE, ANP-PE, CONFREM, CPP NE 2, IRCOS, Projeto Meros do Brasil, Peld Tamandaré, UFPE, CEPENE, Conservaçao Internacional- CI, RARE BRASIL.

Linha de ação: