Notas, cartas e manifestos

CPP envia mensagem aos 50 anos da Comissão Pastoral da Terra (CPT ) e reafirma gratidão e irmandade pastoral

Tipo de publicação: 

Mensagem assinada por Dom José Altevir foi entregue durante o V Congresso da CPT e reafirma a comunhão entre as pastorais sociais na defesa da vida e dos territórios

Em ocasião do jubileu de 50 anos da Comissão Pastoral da Terra (CPT), o Conselho Pastoral dos Pescadores e Pescadoras (CPP) divulgou uma mensagem oficial assinada por seu presidente, Dom José Altevir da Silva, manifestando admiração, comunhão e compromisso com a caminhada da pastoral irmã.

Na mensagem, Dom José Altevir destaca que a CPT tem sido “de presença, resistência e profecia, meio aos povos que fazem da terra e das águas seu lar, sustento e território de vida”. Ele recorda a história de fidelidade da CPT ao Evangelho da justiça, e à realidade concreta das comunidades: “A CPT é como um farol que orienta, mesmo nas noites escuras da injustiça. É como rede lançada em águas turvas, que recolhe sonhos e direitos negados”, diz a nota. 

O presidente do CPP também reforça a aliança entre as pastorais sociais que caminham junto aos povos tradicionais do campo, das águas e das florestas: “deixo aqui nosso abraço molhado de luta e o compromisso de seguir, juntos com a CPT, fazendo da fé uma força transformadora".

A mensagem foi enviada à CPT como expressão pública do reconhecimento e da comunhão entre os organismos pastorais que atuam em defesa da vida, da terra e dos territórios. Dom José Altevir envia sua benção: “Que Deus abençoe essa missão e todos os seus missionários e missionárias!”.

Durante o V Congresso Nacional da CPT, realizado em São Luís do Maranhão, o secretário executivo do CPP nacional, Gilberto Lima, entregou presencialmente a mensagem oficial em homenagem aos 50 anos da pastoral. O documento foi entregue ao Dom José Ionilton Lisboa de Oliveira, bispo da Prelazia do Marajó (PA) e presidente da CPT, como gesto de comunhão e reconhecimento entre as duas pastorais que compartilham a missão de defesa da vida, da terra e dos territórios tradicionais.