Por Francisco Nonato, com edição da Assessoria de Comunicação do CPP Nacional
Atualizar e treinar o pessoal do setor administrativo do CPP sobre os novos procedimentos na contabilidade e na administração financeira de projetos sociais foram alguns dos objetivos do Seminário de Administração Financeira do Conselho Pastoral dos Pescadores e Pescadoras (CPP), que teve início na terça-feira (15/10) e está sendo encerrado hoje (16/10). O Seminário foi realizado no Recanto do Pescador, em Olinda (PE) e contou com a participação das contadoras e administradoras das equipes regionais dos CPPs Bahia/Sergipe; Maranhão; Nordeste 2; Ceará/Piauí; Minas Gerais/Espírito Santo, Regional Sul e Regional Norte.
Outro tema relevante durante a formação foi a avaliação dos desafios conjunturais da cooperação internacional e da construção de mecanismos para boas práticas de gestão administrativa e financeira na organização, prezando pelo princípio da transparência na gestão.
Um dos encaminhamentos do seminário é o fortalecimento de ações integradas entre o setor administrativo e financeiro com o todo da pastoral, tendo como referência a interligação das ações e do fortalecimento da ação Pastoral do CPP em seus processos institucionais e administrativos.
“O seminário é uma possibilidade de ler os desafios no campo organizacional e avançar na agenda de incidência interna na pastoral para fortalecer o setor administrativo e financeiro. O envolvimento do conjunto dos agentes de pastoral nesse mutirão é fundamental para impulsionar uma política de sustentabilidade integrada às nossas necessidades, perspectivas e sonhos”, analisou o Secretário-executivo do CPP Nacional, Francisco Nonato.