Por assessoria de comunicação do CPP Nacional
Pescadores e pescadoras artesanais de todo país estão reunidos em Brasília para o Seminário Nacional da Campanha Nacional pela Regularização do Território das Comunidades Tradicionais Pesqueiras, que acontece até a próxima quarta-feira, 19. O encontro é uma iniciativa do Movimento de Pescadores e Pescadoras Artesanais (MPP) e pretende intensificar as discussões que envolvem a pesca artesanal no Brasil.
Os debates acontecem desde segunda-feira (17) e contam também com o apoio de organizações e pessoas parceiras. Dentro das discussões, os participantes analisaram a conjuntura política da pesca artesanal e o processo pelo qual passa um projeto de lei de iniciativa popular. Além desses pontos, foi posto a trajetória da Campanha pelo Território Pesqueiro em dois anos de lutas.
Ainda no dia 17, compondo a programação do Seminário, aconteceu o lançamento do documentário Vento Forte, que aborda os conflitos socioambientais em comunidades pesqueiras. Apoiado pelo Conselho Pastoral dos Pescadores (CPP) e parceiros, o filme traz as diversas violações aos direitos humanos que atacam as populações pesqueiras.
Hoje, o movimento vem discutindo o projeto de lei da Campanha e pensando estratégias e ações políticas para a causa.
Confira também:
"O resultado desse documentário é a junção de instrumentos para a luta"