Por assessoria de comunicação do CPP Nacional
Documentário realizado pelo Conselho Pastoral dos Pescadores (CPP), “Vento Forte” será lançado no Recife no próximo dia 23, no cinema da Fundação Joaquim Nabuco.
A produção surge na necessidade em denunciar de forma mais ampla como o avanço da aquicultura empresarial, do turismo predatório e dos grandes projetos impacta comunidades pesqueiras de todo país, negando seus direitos e criando conflitos em seus territórios.
Para a secretária executiva do CPP, Maria José Pacheco, esse será um importante instrumento de luta política. Ela alerta para os riscos que o modelo neodesenvolvimentista traz para os pescadores e as pescadoras artesanais.
“Esse modelo passa por cima das comunidades só visando o lucro. As empresas chegam e levantam resorts e portos ameaçando o sustento de milhares de pessoas. Inclusive, já existem movimentos para privatizar águas públicas em diversas regiões. Esse momento é de luta para os pescadores e as pescadoras e o vídeo contribui muito para o processo”, explicou.
Para Severino dos Santos, que atua no CPP Nordeste, esses impactos podem ser visto com a ampliação do Porto de Suape em Pernambuco. “A produção pesqueira nos arredores do Porto está bastante prejudicada, o modo de vida das comunidades vem sendo ameaçado, e o documentário denuncia isso”, pontua.
O lançamento contará com a presença do Movimento de Pescadores e Pescadoras Antenais (MPP), que animará um debate após a exibição do filme. Na ocasião também serão coletadas assinaturas de adesão à Campanha Nacional pela Regularização do Território das Comunidades Tradicionais Pesqueiras.
Serviço:
Lançamento do documentário Vento Forte
Dia 23 de fevereiro, às 19h.
Cinema da Fundação Joaquim Nabuco – Rua Henrique Dias, 609.
Entrada gratuita.