Notícias

Conselho Pastoral dos Pescadores e Pescadoras é homenageado em solenidade pelos 75 anos da Fundação Joaquim Nabuco

Reconhecimento destaca a trajetória histórica do CPP na defesa dos territórios pesqueiros e sua parceria com a Fundaj na produção de conhecimento participativo

22-07-2025
Fonte: 

Texto: Henrique Cavalheiro | Fotos: FUNDAJ  

Na noite de 21 de julho, o Conselho Pastoral dos Pescadores e Pescadoras (CPP) foi uma das instituições homenageadas na cerimônia que marcou o encerramento do ciclo de celebrações pelos 75 anos da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), em Recife (PE). A comenda foi entregue ao vice-presidente do CPP, Dom José Luiz Sales, e representa o reconhecimento público à trajetória histórica da pastoral na defesa dos direitos dos pescadores e pescadoras artesanais no Brasil, bem como à duradoura parceria com a Fundaj na produção de pesquisas e ações voltadas à sustentabilidade e à justiça socioambiental.

A entrega da homenagem foi conduzida pelo diretor da Diretoria de Pesquisas Sociais (DIPS), Wilson Fusco, e pela coordenadora geral do Centro de Estudos em Dinâmicas Sociais e Territoriais da Fundaj, Edneida Cavalcante. Em sua fala, Fusco destacou o papel pioneiro do CPP como a primeira organização a atuar diretamente com comunidades pesqueiras no país, desde sua fundação, em 1968, por Frei Alfredo e irmã Nilza Montenegro, das Irmãs Doroteias.

“O Conselho Pastoral dos Pescadores tem como missão promover uma sociedade mais justa, solidária e comprometida com os direitos das populações tradicionais. Foi responsável, por exemplo, por conquistas históricas como o reconhecimento do Registro Geral da Pesca (RGP) para mulheres pescadoras, em 1978”, afirmou Fusco.

A trajetória conjunta entre o CPP e a Fundaj foi iniciada em 1996, com a pesquisa sobre a socioeconomia da pesca artesanal no Canal de Santa Cruz, conduzida por Tarcísio Quinânimo e Tânia Lima. Desde então, essa relação se consolidou por meio de projetos como o Ciclo de Debates “De Frente para a Costa”, os Seminários sobre Pesca Artesanal e Sustentabilidade Socioambiental, e estudos em comunidades da Mata Norte de Pernambuco.

Em um gesto de forte simbolismo, Dom José Luiz Sales, vice-presidente do CPP, chamou ao palco o agente pastoral do regional Nordeste 2, Severino dos Santos, conhecido como Bill, para receber a medalha em nome da pastoral. “Minha gente, a minha palavra é gratidão. [...] Bill, por favor, vem aqui. Eu acredito que ao entregar isso aqui nas suas mãos, esse trabalho belíssimo, isso aqui não é uma medalha, isso aqui é a vida. Isso aqui é o coração de cada pesquisador, dessa instituição que celebra 75 anos de vida e de amor a este Brasil, à democracia e às lutas sociais”, afirmou o bispo.

Após se dirigir ao palco, Severino dos Santos, expressou sua emoção e reconhecimento pela trajetória conjunta entre o CPP e a Fundaj. “Boa noite a todos e todas. Primeiro, só quero agradecer nesse trabalho que a gente vem desenvolvendo desde 26 junto com a Fundaj, em especial na minha comunidade, Itapissuma, mas com muita presença na Mata Norte”, disse. Bill finalizou lembrando que a homenagem ultrapassa a instituição:

“A gente estende também essa medalha não só aos membros do CPP, mas a toda a equipe de pesquisa da Fundaj que vem colaborando com esse trabalho junto à comunidade nesses 26 anos. Obrigado”, concluiu o agente.

A cerimônia foi realizada no Cinema do Museu da Fundaj e reuniu autoridades, servidores, pesquisadores, lideranças populares e instituições parceiras. A homenagem ao CPP reafirma a importância da união entre ciência e território, fé e pesquisa, na construção de um país mais justo, popular e plural. 

 

Tema: