Mobilização reúne mais de 800 pescadores e pescadoras artesanais de todo o país
Assessoria do MPP Brasil
Organizado pelo Movimento de Pescadores e Pescadoras Artesanais do Brasil (MPP), começa nesta quarta-feira (20) o 13º Grito da Pesca Artesanal. Realizado em Brasília, o encontro reúne pescadoras e pescadores artesanais de 18 estados do país e tem como tema principal “Por justiça climática, soberania alimentar e políticas públicas para a pesca artesanal: pescadores e pescadoras na luta!”.
Cerca de mil pessoas devem participar da atividade que inicia a partir das 15h, no Minas Tênis Clube, culmina com uma marcha que será realizada na quinta-feira (21), a partir das 8h30, em Brasília, com concentração no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, no Eixo Monumental.
Na pauta central, o MPP vai discutir com órgãos governamentais e organizações parceiras as violações de direitos no acesso ao Registro Geral de Pesca (RGP) e aos direitos previdenciários; regularização das Comunidades Tradicionais Pesqueiras; e os impactos das Mudanças Climáticas nas comunidades pesqueiras.
O Grito da Pesca Artesanal é uma mobilização histórica que une forças em defesa dos direitos das comunidades e da proteção dos ecossistemas.
Delegação internacional
Também participam do 13º Grito da Pesca Artesanal, a delegação internacional do Fórum Mundial de Povos Pescadores (WFFP), que está em Brasília desde o dia 12 de novembro reunidos na 8ª Assembleia da organização.
A atividade reúne povos pesqueiros de 40 países em defesa dos direitos das comunidades pesqueiras e do meio ambiente, incluindo o Movimento dos Pescadores e Pescadoras Artesanais (MPP-Brasil).
Em uma declaração incisiva ao G20, os participantes denunciam a devastação ambiental causada por grandes corporações e exigem reparações urgentes, além do fim das "falsas soluções" que apenas agravam a crise climática. Leia o documento neste link.
Os pescadores alertam para a ameaça da expansão capitalista, impulsionada pela economia azul e projetos industriais que devastam seus territórios. “Somos protagonistas de nossos territórios e de nossas vidas, portanto, somos nós que devemos ser consultados e tomar nossas próprias decisões”, afirmam.
O documento reforça a necessidade de respeitar os direitos tradicionais, proteger os defensores das águas da criminalização e reconhecer os saberes ancestrais, exigindo do G20 um compromisso real com a paz e a justiça ambiental.
Confira a programação do 13º Grito da Pesca Artesanal
20 a 22 de novembro - Brasília (DF)
20/11 - quarta-feira
Manhã
Chegada das caravanas
Tarde
15h– Abertura do 13º Grito da Pesca Artesanal
16h30 às 18h -Lançamento dos dados preliminares do Relatório de Conflitos Socioambientais em comunidades tradicionais pesqueiras (CPP)
18h às 19h - Jantar
19h às 22h – Feira dos Territórios
Noite
20h - Noite Cultural
Acolhida aos países e apresentações culturais dos estados
Cerimônia de encerramento da Assembleia do WFFP
21/11 - quinta-feira
Manhã
8h30- Concentração da Marcha no Centro de Convenções Ulysses Guimarães - Marcha em Defesa da Pesca Artesanal
Tarde
14h - Exposição - Fiocruz (Horta Medicinal)
15h - Plenária de Conjuntura com parlamentares, Via Campesina Brasil, MPP e Repam
16h - Fila do Povo
17h30 - Encerramento
Noite
19h às 22h- Feira dos Territórios
22/11 – sexta-feira
Manhã
8h- Mística
8h30 - Mesa 1: Violações de Direitos no acesso ao RGP e aos direitos previdenciários.
Participantes: Ministério da Pesca e Aquicultura, Secretaria Geral da Presidência da República, Defensoria Pública da União, Instituto Nacional do Seguro Social, Ministério Público do Trabalho, Ministério Público Federal e MPP
Debate e encaminhamentos
10h30 - Mesa 2: Regularização das Comunidades Tradicionais Pesqueiras
Participantes: Secretaria do Patrimônio da União, Ministério do Desenvolvimento Agrário, Incra e MPP
Debate e encaminhamentos
12h30- Almoço
Tarde
14h - Mesa 3: Impactos das Mudanças Climáticas nas comunidades pesqueiras
Participantes: Ministério do Meio Ambiente, Ministério da Pesca e Aquicultura, Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, Secretaria Geral da Presidência da República, Ministério do Desenvolvimento Social, Defensoria Pública da União e Ministério Público Federal e MPP
Debate e encaminhamentos
19h- Cerimônia de Encerramento
Serviço
13º Grito da Pesca Artesanal
20 a 22 de novembro em Brasília
Marcha do Grito da Pesca – 21 de novembro (quinta-feira), a partir de 8h30, saída do Centro de Convenções Ulysses Guimarães.
Contato para imprensa: Flávia Quirino (61) 98336 4399