As expressões de fé e crença se manifestam diariamente na mística enraizada no modo de vida, na sabedoria popular e ancestral materializadas na forma de pescar de pescadores e pescadoras artesanais! Nesse sentido, o dia de São Pedro, 29 de junho, também considerado dia do Pescador e Pescadora Artesanal é festejado pelas comunidades tradicionais pesqueiras do Ceará e outras regiões do Brasil. Pescadores e Pescadoras Artesanais prepararam as celebrações religiosas, momentos sociais com festejos, discussões temáticas e as procissões marítimas com muita alegria e devoção.
Estima – se que no Brasil, existem mais de 1 milhão de Pescadores e Pescadoras Artesanais que tiram seu sustento do ecossistema marinho-costeiro, colocam pescado saudável e de qualidade na mesa do povo brasileiro. Apesar de sua importância socioeconômica, alimentar, socioambiental e cultural, Homens e Mulheres das águas, ainda enfrentam muitas situações adversas relacionadas a garantia de diretos trabalhistas, previdenciários, territoriais (perda de território em terra e mar) e no acesso a saúde especifica para trabalhadores e trabalhadoras da pesca artesanal.
O Conselho Pastoral dos Pescadores apoiou e acopmpanhou as festividades em honra a São Pedro e aos Pescadores e Pescadoras Artesanais na Reserva Extrativista do Batoque – Aquiraz/CE, Caponga – Cascavel/CE e Morro Branco – Beberibe/CE.
Fotos: Camila Batista, Alexandre Rocha, Martilene Lima |