O encontro que irá até o dia 28 vai eleger a nova presidência da Conferência e das 12 Comissões Episcopais permanentes
Assessoria de Comunicação do CPP | Texto: Henrique Cavalheiro - Fotos: CNBB
Começa nesta quarta-feira, 19 de abril, a 60ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (AG CNBB), no Centro de Convenções Padre Vítor Coelho de Almeida do Santuário Nacional de Aparecida, em Aparecida (SP). O encontro do episcopado brasileiro se estende até o dia 28. Ao longo dos dias, haverá a eleição, com voto secreto, para 20 funções/serviços à CNBB.
Bispos de todo Brasil participarão de 22 sessões ao longo das duas semanas. Na pauta está a avaliação da caminhada da CNBB, além de 6 temas prioritários (Doutrina da Fé, Liturgia, Regimento da CNBB, Relatório do Quadriênio, Relatório Econômico, Textos Litúrgicos – CETEL).
Segundo a CNBB, atualmente, a Igreja no Brasil conta com um total de 326 bispos ativos e o número de 157 bispos eméritos, aqueles que, de acordo com o Código de Direito Canônico, perdem “o ofício por limite de idade ou por renúncia aceite”.
Eleição
Outro ponto importante da 60ª AG CNBB, é a eleição para 20 funções/serviços para o próximo quadriênio, sendo os 4 membros da presidência (presidente, primeiro vice-presidente, segundo vice-presidente e secretário-geral), 12 presidentes das Comissões Episcopais permanentes, 2 representantes da CNBB no Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam), um titular e suplente, e 2 bispos que participarão do processo do Sínodo sobre a Sinodalidade, em Roma.
As comissões que terão eleição, são:
1. Comissão Episcopal para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial.
2. Comissão Episcopal para a Animação Bíblico-Catequética.
3. Comissão Episcopal para a Doutrina da Fé.
4. Comissão Episcopal para a Ação Sociotransformadora.
5. Comissão Episcopal para a Liturgia.
6. Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada.
7. Comissão Episcopal para o Laicato.
8. Comissão Episcopal para a Vida e a Família.
9. Comissão Episcopal para a Juventude.
10. Comissão Episcopal para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-Religioso.
11. Comissão Episcopal para a Cultura e a Educação.
12. Comissão Episcopal para a Comunicação Social.
Como acompanhar
OS principais temas da 60ª CG CNBB serão publicados no portal da CNBB e nas redes sociais da Conferência. As coletivas de imprensa poderão ser acompanhadas, ao vivo, pelo portal A12 e redes sociais da CNBB, sempre às 15h. As celebrações eucarísticas acontecerão às 18h30, e serão transmitidas pela TV Aparecida.
* Com informações da Assessoria de Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)