Papa recebeu do Presidente da Comissão Episcopal Caridade Justiça e Paz, Dom Guilherme Werlang, o documentário idealizado pelo CPP.
Por assessoria de comunicação do CPP Nacional com informações da News.VA
Acontece em Roma o encontro preparatório para a publicação da Encíclica do Papa Francisco sobre a Ecologia, que tratará sobre meio ambiente, mudanças climáticas, e o cuidado com a criação. Participam do momento bispos, padres e muitas organizações engajadas no desenvolvimento e na promoção dos povos nativos, de todo o mundo. Com o objetivo comum de contrastar a pobreza e a injustiça, os congressistas discutem sobre como levar a Encíclica a católicos e não-católicos. Muitos brasileiros estão no encontro, incluindo três bispos: Dom Leonardo Steiner, Secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Roque Paloschi, Bispo de Roraima, e o Presidente da Comissão Episcopal Caridade Justiça e Paz, Dom Guilherme Werlang. A secretária executiva do Conselho Pastoral dos Pescadores (CPP), Maria José Pacheco, também participa do encontro levando a voz das comunidades pesqueiras do Brasil e das pastorais do campo.
É nesse contexto de reunião de agentes ativos para as mudanças sociais no mundo, que o Papa Francisco recebeu de Dom Guilherme Werlag uma cópia do filme “Vento Forte”, documentário que denuncia as violações aos direitos humanos que sofrem pescadores e pescadoras artesanais do Brasil devido aos conflitos socioambientais que chegam em seus territórios. O Papa mostrou interesse e curiosidade sobre o filme que representa um importante instrumento de denúncia e luta para os grupos tradicionais pesqueiros do país.