Por Severino Antônio – Secretário Executivo do CPP Nordeste II
O resultado do trabalho pastoral não assenta na riqueza dos recursos, mas na criatividade do amor. A força da Igreja não reside nela própria, mas nas águas profundas de Deus, nas quais ela é chamada a lançar as redes. (Papa Francisco)
Nos dias 19, 20 e 21 de agosto, comunidades pesqueiras do litoral norte e sul de Pernambuco acolheram em visita pastoral o bispo da Diocese de Limoeiro do Norte/CE, Dom José Haring Ofm. Responsável pelo acompanhamento dos trabalhos desenvolvidos pelo Conselho Pastoral dos Pescadores (CPP) há pouco mais de 10 anos, Dom José vem dando sua contribuição cristã no trabalho da pastoral junto aos pescadores e pescadoras artesanais.
A visita Pastoral contou com um jantar de boas-vindas, em Olinda, onde se reuniram agentes do CPP, colaboradores, parceiros, o Bispo da Diocese de Palmares e presidente da CNBB NE 02, Dom Genival Saraiva, o Bispo da diocese de Floresta, Dom Gabriel Marchesi, e o Bispo da Diocese de Pesqueira e acompanhante das Pastorais Sociais no regional NE 02, Dom José Luis Sales, além dos padres Alessandro e Helio Nascimento da AOR. Na ocasião, foi apresentado um panorama geral da realidade das comunidades pesqueiras na região Nordeste II.
No segundo dia de visita, Dom José esteve presente na reunião do clero da Arquidiocese de Olinda e Recife. No momento, o religioso solicitou do clero apoio para o trabalho da pastoral junto aos pescadores e empenho das paróquias na coleta de assinaturas para a Campanha Nacional pela Regularização dos Territórios das Comunidades Tradicionais Pesqueira. No inicio da tarde do mesmo dia, foi recebido na comunidade quilombola e pesqueira de Povoação de São Lourenço, onde se reuniu com um grupo de pescadores e pescadoras da RESEX Acau Goiana e com o pároco local, padre Sebastião.
No último dia, visitou o litoral sul, onde pode ver de perto o avanço industrial e portuário de SUAPE. Vivenciou a dificuldade no trânsito do grande Recife, que todos os dias, trabalhadores e trabalhadoras enfrentam para chegar ao trabalho e depois no retorno para casa. Em São José da Coroa Grande, se reuniu com pescadores de Gaibu, Suape, Barra de Sirinhaém, Rio Formoso e São José da Coroa Grande, além dos pe. Alaelson da paróquia de São Francisco (Barra de Sirinhaém) e pe. Brito da paróquia de São José (São José da Coroa Grande). Finalizando a visita ao litoral sul, dom José Haring Ofm visitou as instalações da Colônia dos Pescadores Z – 06 e o Centro Comunitário São Pedro em Barra de Sirinhaém.
Nesses três dias de vivência com Dom José Haring Ofm, vivenciamos a vida das comunidades e a luta para manter o trabalho pastoral junto a elas, e com isso reafirmamos nosso compromisso de Ser presença de gratuidade evangélica no meio dos pescadores e das pescadoras, cultivando assim as sementes do Reino e colaborando com as comunidades pesqueiras nos justos anseios de suas vidas, respeitando sua cultura, estimulando suas organizações, tendo em vista a libertação integral e a construção de uma nova sociedade.