Por Arméle Dornelas - Comunicação CPP
Nos dias 28, 29 e 30 de março de 2013, o Jornal Nacional trouxe uma série especial de reportagens que abordavam a biodiversidade dos manguezais e sua importância para o meio ambiente e comunidades pesqueiras. Além disso, fez o alerta para os impactos ambientais e sociais acarretados pelas grandes criações de camarões (carcinicultura) nessas regiões.
MANGUEZAIS AJUDAM A COMBATER O AQUECIMENTO DO PLANETA
A primeira reportagem da série apresenta o manguezal como forte aliado contra o aquecimento global e essencial para a sobrevivência de comunidades que dependem da pesca.
BRASIL TEM A MAIOR FAIXA CONTÍNUA DE MANGUEZAL DO MUNDO
Na segunda edição, o especial divulga estudo internacional que aponta o Brasil como detentor da maior faixa contínua de manguezal do mundo. O ecossistema, fonte de alimentação de famílias pesqueiras, precisa de políticas e cuidados que garantam sua conservação.
Criação de camarões é considerada uma das maiores ameaças aos manguezais
Para finalizar a série, o Jornal Nacional mostra a nocividade que a as grandes criações de camarões (carcinicultura) representam para os manguezais e, consequentemente, para pescadores e pescadoras. Regulamentar e fiscalizar esses empreendimentos aparecem como fundamentais para que se estabeleça o respeito ambiental e social.