Vídeo

No Movimento da Maré: pescando sustentabilidade

 

Uma iniciativa no Delta do Parnaíba tem contribuído para preservar a reprodução de espécies de camarão que estão ameaçadas na região, além de colaborar para aumentar a renda dos pescadores. O projeto “No Movimento da Maré: pescando sustentabilidade” é uma iniciativa do Conselho Pastoral dos Pescadores e do Fórum de Mudanças Climáticas e Justiça Socioambiental.

A ação tem colaborado para a construção de boas práticas para conservação da pesca de camarão de água doce em Ilha Grande, PI. A ideia é incentivar a troca de jequis de plástico, apetrecho de pesca utilizado na captura do camarão, por jequis tradicionais, feitos com materiais orgânicos.

Para isso, foram doados aos pescadores de jequi, material para confecção de mais de 1500 (mil e quinhentos) jequis mais sustentáveis, objetivando principalmente as trocas dos feitos de tambores de plásticos, que não permitem que os camarões pequenos continuem livres, e vão poluindo os rios, pois frequentemente se soltam dos locais onde estão amarrados.

O Projeto concluiu uma minuta de lei municipal que, sendo aprovada, irá garantir essa proteção e conservação desse recurso pesqueiro e do meio ambiente. Outra conquista foi ter envolvido e entregado materiais para pescadores de mais de 10 comunidades no município de Ilha Grande: Tatus, Cal, Baixão, Centro, Batatas, Canto do Igarapé, Conjunto Novo Vida, Baixão das Flores e Imburanas.

Linha de ação: