“Se eles se calarem, as pedras falarão” (Lc 19, 40)
O Conselho Pastoral dos Pescadores vem por meio desta comunicação, após deliberação unânime de nossa Assembleia Nacional, solidarizar-se com Dom Paulo Jackson, Arcebispo de Olinda e Recife, frente aos ataques que tem sofrido.
Manifestamos nosso repúdio às ofensas perpetradas por um grupo de leigos conservadores, ligados à extrema-direita. Este grupo veiculou nas mídias sociais um vídeo que tenta desqualificar a vida e a obra desse grande missionário, continuador da obra de Dom Helder Câmara.
O vídeo se enquadra num contexto mais amplo de ataques à Campanha da Fraternidade, que ao longo de 60 anos realiza um importante processo de sensibilização dos cristãos.
Esse grupo conservador não aceita uma Igreja libertadora que se coloque ao lado dos pobres. Defendem uma Igreja omissa face as injustiças e desigualdades existentes na sociedade.
Levamos a Dom Paulo Jackson nosso apoio e solidariedade e através deste ato, defendemos a Campanha da Fraternidade em sua histórica trajetória de esforços por uma “Igreja em saída”.
Olinda, 01 de março de 2024
Conselho Nacional dos Pescadores